Cresce a produção de piscicultura na ilha de Cotijuba

Técnicos da Secretaria Municipal de Economia (Secon) realizaram nesta terça-feira, 04, mais um acompanhamento de assistência aos produtores de peixes na ilha de Cotijuba. Cerca de 20 mil alevinos já foram doados na região, como parte do Programa de Piscicultura nas Ilhas de Belém.

“O incentivo da prefeitura aos pequenos produtores das regiões insulares de Belém resultou na doação de cerca de 50 mil alevinos da espécie tambaqui às ilhas de Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba. Além disso, a Secon doou as rações iniciais e ainda continua capacitando os produtores para o manejo correto do pescado”, explicou o Secretário Municipal de Economia, Rosivaldo Batista.

“Não tínhamos nenhuma experiência com a criação de peixe, mas os técnicos nos ajudaram bastante, inclusive com a construção do nosso tanque, que está com 409 tambaquis e 5 pirarucus, quase no ponto para serem comercializados nos restaurantes da ilha”, contou Maria Nely Pereira, que além dos peixes, também cultiva no terreno herdado pelo pai, o açaí, cacau, galinha caipira e, ainda, os patos que a Prefeitura de Belém entregou durante uma das ações do programa de incentivo à criação da gestão.

Acompanhamento técnico -Mensalmente os técnicos da Secon vão até às áreas insulares de Belém realizar o acompanhamento de criação dos pescados doados às famílias beneficiadas com a ação.

“Durante a visita aos produtores, analisamos os parâmetros físicos, químicos e biológicos da água dos tanques, além da biometria nas espécies, com o objetivo de acompanhar o ganho de peso e o crescimento dos peixes”, explicou o biólogo da Secon, Márcio Rodrigues.

“Esse é o diferencial dessa gestão, o incentivo não se resume a doação, mas na continuidade das prestações de serviços públicos às comunidades, que são assessoradas em prol do desenvolvimento econômico sustentável”, completou o titular do órgão, Rosivaldo Batista.

Fonte: https://redepara.com.br