Ministro Marcelo Crivella lançou hoje (8) concorrência para os parques aquícolas de Ilha Solteira
O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, lançou hoje (8) em Campo Grande (MS) dois editais de concorrência para a cessão de águas da União para a aquicultura. Juntos, os cinco parques aquícolas de Ilha Solteira têm 52 áreas não onerosas e 11 onerosas, que devem dobrar a produção de pescado do Estado, estimada em 17 mil toneladas ao ano. O evento contou com a presença do governador sul-mato-grossense, André Puccinelli, dos senadores Waldemir Moka e Delcídio Amaral, deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores. A produção pode render ao Estado um movimento econômico superior a R$ 100 milhões por ano.
“É mais um passo importante que está sendo dado para destravarmos o processo de produção de pescado nos reservatórios de domínio da União. Os parques de Ilha Solteira, em Mato Grosso do Sul, vão dobrar a produção do Estado”, destacou Crivella.
Para um auditório lotado, na sede do governo do Estado, o ministro lembrou do papel do Mato Grosso do Sul, que é líder em produção agropecuária, para o crescimento da produção nacional de pescado. “Todos sabem que não vamos alimentar o mundo com proteína se não for através do pescado. O mundo cobra o Brasil, pois parece, aos olhos outros países, que ainda somos displicentes com o grande patrimônio que temos. Vamos mudar essa realidade”, complementou.
O governador André Puccinelli garantiu que não está medindo esforços para desenvolver o cultivo de pescado no Estado. “Temos buscado diversificar a economia do nosso Estado e o peixe está incluído nesse processo, para que as pessoas tenham mais qualidade de vida”, acrescentou.
O potencial do Estado também foi destacado pelo senador Waldemir Moka. Para ele, o trabalho do ministério merece todo o crédito e de fato está desbravando uma nova fronteira agropecuária no Brasil. “A bancada federal do Mato Grosso do Sul está engajada no esforço do Ministério para a produção de peixe nas águas da União”, continuou.
O senador Delcídio Amaral enalteceu a criação do Ministério da Pesca e Aquicultura pelo governo federal. “Está na hora de olharmos para frente e fazermos a indústria da pesca ter a sua importância reconhecida. Ela veio para ficar e precisamos muito de iniciativas como a de hoje, que sozinha é capaz de dobrar a nossa produção”, argumentou.
Fonte: http://www.mpa.gov.br