Nesta quinta-feira (30), dando fim à rodada de audiências com os governadores para destravamento do Licenciamento Ambiental, o Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, esteve em Belo Horizonte para audiência com o governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, no Palácio da Liberdade.
Estiveram presentes o governador, o vice-governador, Antônio Andrade, deputado federal Mauro Lopes, deputado federal Newton Cardoso Jr., deputado federal Rodrigo Pacheco e o deputado federal Saraiva Felipe.
Ao longo dos últimos meses, como primeiro esforço concentrado, o ministro viajou a 7 estados – considerados prioritários para o aumento da produção – e se reuniu com os governadores de São Paulo, Goiás, Bahia, Pará, Ceará e Paraná.
Na pauta de todas as audiências, o mesmo propósito: destravar o Licenciamento Ambiental nos Estados para fomentar a produção nacional por meio do uso das Águas da União, uma das principais reivindicações dos produtores.
O negócio do pescado no Brasil e no mundo
Por ano, a criação de peixes no mundo movimenta 600 bilhões de dólares. O pescado movimenta recursos sete vezes maiores do que a carne de gado e nove vezes maiores do que a carne de frango.
No Brasil, a pesca extrativista tem previsão de crescimento das atuais 765 mil toneladas/ano para 1 milhão de toneladas/ano em cinco anos. Já a pesca em cultivo/aquicultura deve saltar, nos mesmos cinco anos, de 480 mil toneladas/ano para 2 milhões de toneladas/ano.
O brasileiro consome 9,5 kg por ano de peixes contra 35 kg de carne de gado; 15 kg de suínos e 45 kg de frango. A meta é fazer o brasileiro, em cinco anos, passar a consumir 18 kg de pescado.
Novo crédito
Os produtores vão contar, a partir de junho, com o financiamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que vai disponibilizar R$ 2 bilhões para o setor. O II Encontro Nacional para discutir o Plano foi encerrado hoje, no auditório do MPA. A previsão é que ele seja lançado em junho deste ano, pela ministro Helder Barbalho e pela presidenta Dilma.
Aquacen aprovado em teste de proficiência
Ainda em Belo Horizonte, o ministro visitou também a Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e conheceu as instalações dos Laboratórios da Aquacen Saúde Animal e Laqua/EV, ligados ao MPA.
O Aquacen é o laboratório central da Rede de Laboratórios do Ministério da Pesca e Aquicultura (Renaqua). Eles atuam nas pesquisas de sanidade pesqueira e no desenvolvimento de novas metodologias, garantindo a qualidade do pescado nacional.
Em fevereiro de 2015, o Aquacen foi, pela segunda vez, aprovado com 100% de acertos no Teste de Proficiência coordenado pelo Laboratório de Referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para enfermidades de camarões. Além disso, o Aquacen foi capaz de emitir os resultados em apenas quatro dias úteis, o menor prazo entre os 21 laboratórios participantes.
“Um país que deseja aumentar sua produção, estar com destaque mundial, com certeza será ainda mais cobrado na garantia da sanidade de seus produtos e certificação de suas espécies, e o Renaqua e seus laboratórios são fundamentais nesse processo”, declarou o ministro Helder.
Fonte: http://www.mpa.gov.br