Em visita à Noruega, ministro Crivella aprofunda intercâmbio nas áreas de pesca e aquicultura

O ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, participará, no dia 14 de agosto, da abertura da Nor-Fishing, em Trondheim, na região central da Noruega, considerada uma das importantes feiras de pesca do mundo. Esta feira, bienal, irá reunir entre 15 e 20 mil visitantes de aproximadamente 50 países.

No dia anterior à abertura do evento (13), Marcelo Crivella terá um encontro com a ministra da Pesca e Assuntos Costeiros da Noruega, Lisbeth Berg-Hansen. Já no dia 15 de agosto, em Alesund, cidade do litoral noroeste do País, terá  encontro com produtores de bacalhau.

Na reunião com a ministra norueguesa, Marcelo Crivella irá discutir assuntos de interesse bilateral e aprofundar a parceria com a Noruega no setor de pesca e aquicultura, que se fortaleceu nos últimos anos, a partir da visita do ex-presidente Lula, em 2007.

Em março de 2011, o Governo da Noruega apresentou a “Estratégia Brasil”, documento que consubstancia a decisão de conferir prioridade ao Brasil no contexto da política externa norueguesa. E os resultados já aparecem. Atualmente o Brasil é o mais importante parceiro comercial da Noruega na América Latina. Apenas durante os primeiros nove meses de 2011, o intercâmbio bilateral cresceu 31,8% em relação ao mesmo período de 2010, atingindo US$ 1,3 bilhão.

Em visita à Noruega, ministro Crivella aprofunda intercâmbio nas áreas de pesca e aquicultura

Nor-Fishing

Esta feira norueguesa não é voltada para a comercialização de pescado. Os expositores representam estaleiros e fornecedores de equipamentos de pesca, motores e máquinas; aparelhos para diagnóstico de peixes; equipamentos de navegação e comunicação; processamento de pescado; cadeia de frio, transporte e embalagem; e equipamentos de segurança e proteção ambiental. Também é forte na Nor-Fishing a divulgação de pesquisa e inovações nas áreas de pesca e aquicultura.

O Brasil tem grande interesse em obter avanços nas áreas de melhoria do processamento, embalagem, cadeia de frio e de logística do pescado. Pretende, também, inserir a pesca e a aquicultura no programa nacional de capacitação e formação de pessoal de nível superior no exterior, denominado “Ciência sem Fronteiras”. Assim, institutos de pesquisa e universidades norueguesas poderiam treinar brasileiros na área de pesca e aquicultura.

Em sua visita à Noruega, o ministro Crivella estará acompanhado do secretário de Planejamento e Ordenamento da Pesca, Flávio Bezerra, e da Secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, Maria Fernanda Nince Ferreira. Também integram a comitiva, entre outros, a assessora Internacional do MPA, Lúcia Maria Maierá; e o secretário Paulo Chiarelli, encarregado de Negócios da embaixada do Brasil em Oslo.

Ao longo de toda a visita, a delegação brasileira será ciceroneada por dois representantes do Ministério da Pesca e Assuntos Costeiros da Noruega, Johan H. Williams, diretor especialista do Departamento de Recursos Marinhos e Gerenciamento Costeiro, e Per Christian Enge, assessor sênior do Departamento de Aquicultura, Produtos Alimentícios do Mar e Pescados.

Fonte: http://www.mpa.gov.br