A criação do cultivo da tilápia, em tanques redes, teve início em agosto de 2019, no Parque Aquícola em Brejinho de Nazaré, finalizando em março de 2020. Nesta terça-feira, 28, em teleconferência, a Embrapa Pesca e Aquicultura no Tocantins mostrou os primeiros resultados satisfatórios para o cultivo da espécie no estado. Os dados mostraram os índices positivos para a criação da tilápia, considerando as condições climáticas, zootécnicas e econômicas.
A apresentação dos resultados faz parte do trabalho de esforços conjuntos dos 22 membros da Câmara Técnica da Piscicultura no Tocantins, na qual a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) é gestora setorial da instituição no Estado.
Ao falar do resultado, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, reforçou a necessidade de buscar os meios, em conjunto, a Câmara Técnica e produtores para criação de peixe, principalmente a tilápia, por ser uma criação produtiva e fácil manejo. “Os dados mostram essa vocação, temos técnicos extensionistas, linhas de créditos disponíveis, o que precisa é unir esforços , seja em cooperativas, associações e comunidades produtivas para a criação da tilápia”, detalhou.
O chefe geral da Embrapa, Alexandre Freitas fez a apresentação dos dados, os quais, apontaram os índices da produção da tilápia, enfocando os índices da lucratividade da criação da espécie que ficou entre 30 a 37% de acordo com o valor de venda. “Outro dado positivo é o ponto de equilíbrio da água do lago, sendo a mínima de 28C° e a máxima próximo de 32C°, excelentes condições de qualidade da água para a criação da tilápia”, expressou o gerente geral da Embrapa.
No final das apresentações, os membros da Câmara Técnica discutiram sobre as principais demandas para incentivar a cadeia produtiva do peixe no Tocantins. Para o zootecnista da Seagro, Thiago Tardivo, a teleconferência é um novo modelo para a união de esforços dos membros, sendo uma ferramenta útil no segmento da piscicultura. Em relação aos dados apresentados da criação da tilápia, o zootecnista explicou. “Os dados apontam resultados superiores a outros lugares do Brasil, indicando a possibilidade de criação dessa atividade produtiva no Tocantins”, ressaltou.
Andamento
O projeto de criação de tilápia iniciou ainda em de 2019, recebendo cerca de 40.500 alevinos distribuídos em 12 tanques-rede, construídos com material de alumínio e telas de aço inox. A criação da tilápia foi sancionada pelo governo do Estado, na Resolução Coema n°88/2018 que permitiu cultivo dá espécie em tanques rede no estado. A ação visa impulsionar a atividade em condições de crescimento dos pequenos, médios e grandes empreendedores, gerando mais empregos, renda e contribuindo para o crescimento da economia.
Fonte: https://jctocantins.com.br