Encontro promove apoio aos profissionais da pesca e aquicultura

RESENDE

O Instituto Agulhas Negras (INAN) promoveu esta semana encontro visando a parceria e apoio aos profissionais da pesca e aquicultura em Itatiaia e Resende, através do Núcleos de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura (NUPA) Sudeste II.

O evento foi realizado nas instalações da Universidade Estácio de Sá (UNESA), campus Resende/RJ, com a presença de membros do INAN, NUPA e convidados. Na ocasião, o coordenador do NUPA Sudeste II, Sr. Edson Lopes Guedes, apresentou o programa NUPA aos presentes enfatizando que o programa é o mais completo no que se refere à interação entre os piscicultores e os núcleos de pesquisa reforçando a importância da interiorização da pesca na região. Esta foi a segunda reunião da Rede Ambiental do NUPA Sudeste II.

Também marcaram presença, o Secretário de Ordem Pública do município de Itatiaia, Nilson Neves, que enfatizou a importância do potencial turístico da região para a piscicultura bem como da criação de um programa de incentivo à Piscicultura Familiar no município de Itatiaia. Além de Roberto Rodrigues Rocha, presidente da colônia de pesca Z-25, que informou que os pescadores pertencentes à Colônia de Pescadores estão inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e ressaltou a dificuldade de se obter Licença Ambiental para a atividade de piscicultura. Rocha falou também da falta de organização da piscicultura na região, onde o pescador amador faz concorrência desleal com os pescadores licenciados e enfatizou a questão do nível de poluição do Rio Paraíba do Sul. O presidente finalizou defendendo a necessidade de se realizar um levantamento das espécies de peixes existentes na Represa do Funil.

pesca

Edino Camoleze, diretor de projetos e presidente interino do INAN, afirmou que acessou projetos que tinham o objetivo de ativar e atender às necessidades da colônia de pescadores através do Clube da Pesca centralizando todas as ações no sentido de profissionalizar os pescadores. Edson enfatizou a autonomia do NUPA e a necessidade de marcar uma agenda mínima com as prefeituras de Resende e Itatiaia.

Hugo Fogliani também destacou que o NUPA pretende trabalhar de forma ampla, da produção até a mesa do consumidor, que o Núcleo está desenvolvendo um Planejamento Estratégico através da realização de uma pesquisa com os pescadores e piscicultores, onde, através do resultado desta pesquisa, irá desenvolver um diagnóstico e traçar um Plano de trabalho.

O encontro foi muito satisfatório segundo todos os presentes, inclusive pelo Sr. Ilson Ferreira, diretor acadêmico da Universidade Estácio de Sá, que agradeceu a oportunidade de participar do projeto e colocou à disposição as instalações da UNESA como um posto avançado do INAN no processo de desenvolvimento do projeto do NUPA Sudeste II.

Fonte: http://www.avozdacidade.com