A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realizará Encontro Técnico de Piscicultura no dia 26 de abril, na Fazenda Experimental da Empresa em Arcos
Durante o evento serão apresentados os resultados do projeto de pesquisa “Avaliação e demonstração do sistema de produção de tilápia do Nilo em fluxo contínuo de água”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
De acordo com o coordenador do projeto, Vicente de Paulo Macedo Gontijo, pesquisador da EPAMIG, os participantes conhecerão sobre técnica que utiliza caixas de fibra de vidro onde a água circula ininterruptamente. O sistema oferece várias vantagens, como facilidade de manejo, redução dos impactos ambientais e aumento significativo do volume produzido. O emprego de caixas d’água circulares, com pequenas adaptações, permite implantar unidades produtivas com menor custo. Além disso, proporciona menor emprego de mão de obra, já que o manejo do peixe é bastante facilitado.
Segundo o pesquisador, as regiões do Estado mais propícias ao cultivo de tilápia são as mais quentes. Entretanto, ele afirma que no sistema de fluxo contínuo, é possível promover o aquecimento da água. “Desse modo, o cultivo também pode obter sucesso nas regiões mais frias de Minas Gerais”, explica.
Os participantes do Encontro conhecerão a Unidade Demonstrativa de sistemas produção de tilápias do Nilo em fluxo contínuo de água, instalada na Fazenda Experimental em 2012, e também conhecerão mais sobre o sistema de tratamento de efluentes, localizado à jusante, onde a água que sai dos tanques de produção é tratada para retornar ao ambiente ou ser utilizada em produção integrada de vegetais ou, ainda, recirculada na piscicultura.
A inscrição é gratuita e pode ser feita no local do evento. Informações: (37) 3351-5124 / fear@epamig.br
Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br