O segundo laboratório de pesquisa da Estação de Aquicultura Santa Rosa, em Santarém, no oeste do Estado, vai entrar em funcionamento até o final do ano, para produção de alevinos de Pirarucu. A meta da Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura (Sepaq) é produzir cerca de 100 mil peixes por ano.
De janeiro a agosto de 2012 já foram produzidos 5,8 milhões pós-larvas de alevinos na estação de Santarém. Eles são das espécies Tambaqui, Pirapitinga, Tambatinga, Matrinxã e Curimatá. Já foram distribuídos 805 mil alevinos para piscicultores de toda a região do Baixo-Amazonas e outras cidades, como Tucuruí, no sudeste do Estado.
A Estação Santa Rosa tem 54 tanques onde são produzidos os alevinos. “O aumento da produção das pós-larvas foi necessário para garantir mais rapidez na entrega dos alevinos para os piscicultores atendidos pela regional de Santarém”, explica o secretário adjunto da Sepaq, Edinaldo Ramos, que fez uma visita ao local na semana passada.
A comitiva da Sepaq que esteve no município discutiu estratégias para desenvolver a aquicultura nas comunidades da região. Um dos projetos que devem ser implantados no município é a Feira do Pescado. A ideia é que no final do ano os produtores de todas as associações e colônias se reúnam para vender o pescado na cidade, com peixes in natura. “Não queremos que a feira aconteça somente na Semana Santa e sim em outros períodos do ano”, explica Edinaldo.
Fonte: http://www.agenciapara.com.br