A oferta de peixe para a Sexta-feira Santa vai ser menor em 2012. A falta de chuva afetou a produção no Rio Grande do Sul e alguns piscicultores não terão a mercadoria para vender. A Emater-RS estima que a produção nas regiões mais atingidas pela estiagem reduza pelo menos 30%.
Em Ijuí, na Região Noroeste do estado, a produção está abaixo do esperado nos três açudes do produtor Atílio Goe. A previsão era retirar dos locais seis toneladas de peixe durante a despesca, mas a produção não passou de quatro toneladas. “Calor e ainda falta de água? Aí complica”, reclama.
O drama dos piscicultores é o mesmo em Taquaruçu do Sul, na Região Norte. O produtor rural Rogério Volpatto tem nos quatro açudes da propriedade uma possibilidade de renda extra na Páscoa, só que nesse ano a produção caiu quase 40%. “O açude baixou um metro. Falta água, falta oxigênio e o peixe não come”, explica Rogério.
Já em Passo Fundo, a situação é ainda pior. Muitos criadores desistiram de fazer a despesca porque o nível de água em muitos açudes está abaixo do normal. Na propriedade de Mauro Dalbello, de onde foram retirados 5 mil quilos de peixes no ano passado, um dos açudes secou há alguns meses. “A gente fazia a despesca com o açude cheio, mas hoje não tem como mexer”, diz, resignado.
Fonte:http://g1.globo.com