Trabalho que já é usado em tanques de Piedade (SP) já foi reconhecido em feiras de tecnologia.
Eles são jovens, conectados com o mundo digital e têm vocação para o empreendedorismo. Três estudantes da região de Sorocaba (SP) deixam isso muito claro num projeto que pode facilitar a vida de quem cria peixes.
O trio é responsável por um sistema que conta com sensor dentro do tanque de piscicultura, um aparelhinho e um aplicativo. Cadu Milani diz que o dispositivo mede o Ph, o oxigênio e a temperatura da água, e envia pela internet para que as informações possam ser processadas e entregues ao produtor.
Com essa ajuda, o criador poderá saber a quantidade de ração que precisa dar aos peixes, evitando o desperdício e permitindo uma economia de até 20%.
O projeto dos universitários foi destaque na Copa do Mundo da Programação, promovida por uma das maiores empresas de software e produtos eletrônicos. O grupo concorreu com 198 startups do Brasil e chegou ao primeiro lugar. Depois, os jovens foram para a etapa dos Estados Unidos. Lá, chegaram nas quartas de final. Agora, a ideia será levada para uma competição em Israel.
Antônio Carlos Mendes Oliveira é piscicultor em Piedade (SP), tem 15 mil peixes em tanques e já está usando o aplicativo. Ele diz que tem a expectativa de obter uma produção mais rápida, de melhor qualidade e de custo mais baixo.
Fonte: https://g1.globo.com