Estudo aponta protagonismo e desafios da tilápia frente ao consumidor

Pesquisa foi realizada pelo Instituto Axxus com apoio PeixeBR

Saborosa, saudável, com muitas proteínas, de fácil digestão, ajuda a manter o peso, não tem gordura, tem ômega 3, tem muitas vitaminas e poucas espinhas. Essas são algumas das qualidades da tilápia que vem fazendo com que o peixe caia no gosto do brasileiro. Entretanto, a espécie ainda encontra desafios no mercado interno, como revela a recente pesquisa “O Consumidor de Tilápia do Brasil” divulgada pelo CompreRural.

Conforme o estudo realizado pelo Instituto Axxus, com apoio da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), 77% das pessoas responderam que comprariam mais o peixe se o encontrassem com mais facilidade. 

Francisco Medeiros, presidente executivo da PeixeBR, destaca a relevante dessa informação para a indústria da tilápia. “Mostra que há demanda e é preciso manter o ritmo de crescimento da produção – em 2021, o País produziu 9,8% a mais do que no ano anterior”, conta Medeiros.

Outro desafio é fazer com que os consumidores apreciam a espécie e comprem com mais frequência: 62% dos entrevistados responderam que adquirem tilápia a cada dois meses ou mais. Apenas 7% compram o peixe todas as semanas.

A preferida

Apesar dos desafios, o estudo ainda comprova o protagonismo da tilápia no Brasil. Para 83% das 4.200 pessoas que compram alimentos entrevistados na pesquisa, o peixe é a proteína animal mais saudável do mercado.  

93,21% dos entrevistados consomem peixe regularmente, sendo a tilápia a espécie preferida por 76,93% desse universo. “A pesquisa objetiva identificar, pela primeira vez, o perfil do consumidor de tilápia, espécie de peixe de cultivo líder no País. Em 2021, o Brasil produziu 534 mil toneladas de tilápia, posicionando-se como o quarto maior produtor no mundo”, explica o professor Rodnei Domingues, do Instituto Axxus, responsável técnico pela pesquisa .

O levantamento também mostrou que 28% das pessoas saem de casa determinadas a comprar tilápia nos supermercados, mercados menores, feiras livres e peixarias. “Há um universo de 72% de consumidores a ser conquistados nos pontos de venda”, destaca Rodnei Domingues. 

“Destes, 76% compram se o preço for adequado e 85% são atraídos por fatores como aparência da tilápia, qualidade dos filés e embalagem”, complementa. 

32% dos consumidores preferem o alimento congelado e 44% o produto fresco. “Um indicador importante é que 87% dos entrevistados preferem comprar tilápia quando a embalagem permite ver o produto”, informa Domingues. 

“O Consumidor de Tilápia do Brasil”

A pesquisa foi realizada para conhecer as opiniões a respeito do consumo de tilápia no Brasil, incluindo preferências, objeções, sentimentos e sugestões das pessoas que compram e que não compram o produto, além de proporcionar aos produtores informações que contribuam com suas estratégias. 

O levantamento inédito foi realizado entre abril e maio de 2022 e ouviu 4.200 pessoas das classes A, B e C, sendo 64% mulheres e 36% homens, e 93% com mais de 26 anos de idade.

O estudo tem nível de confiança de 99% e margem de erro de 2%. Os dados foram coletados presencialmente com 3.758 pessoas e por telefone, com agendamento prévio, com 442 entrevistados. Regionalmente, foram consultados 51% das pessoas do Sudeste, 19% do Nordeste, 17% do Sul, 8% do Centro-Oeste e 5% do Norte.

Fonte: https://www.seafoodbrasil.com.br/