O peixe é um alimento muito nutritivo e rico em proteínas, iodo, fósforo, cálcio e vitaminas. Além disso, existe um nutriente importante em peixe que é o ômega 3, uma gordura poli-insaturada, que proporciona boa parte dos benefícios do peixe.
Por isso, as espécies que tiverem maior quantidade deste lipídio serão as melhores para a sua saúde. A seguir, vamos conhecer alguns tipos de peixes que são ricos em ômega 3 e como eles podem ajudar em diversos problemas, como por exemplo, evitar complicações cardíacas, combater o diabetes e até mesmo prevenir a depressão.
O primeiro tipo de peixe que apresentamos é o arenque. Este peixe é de água fria. Como vive em um ambiente frio, o peixe tem tendência a acumular moléculas que são excelentes para a saúde, as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas. Portanto, as concentrações de ômega 3 no arenque são altíssimas.
A seguir, vamos conhecer um outro tipo de peixe muito consumido que é sardinha. O peixe é riquíssimo em vitamina D e também em ômega 3. Não é apenas o peixe fresco que é saudável, a versão em lata também possui muitos nutrientes. O ômega 3 presente na sardinha é importante para o coração. Além disso, os nutrientes também ajudam a evitar arritmias cardíacas.
O Salmão é um outro tipo de peixe que é rico em ômega 3. Uma porção de 100 gramas de salmão possui entre 1 e 1,4 gramas do lipídio. É importante deixar claro que tanto o salmão selvagem quanto o de cativeiro possuem o ômega 3. A diferença é que o salmão da natureza come outros peixes e camarões que proporcionam esse ácido graxo para ele, enquanto o salmão de cativeiro tem o nutriente incluído em sua ração. Assim, o salmão da natureza possui maior concentração de ômega 3.
O bacalhau também faz parte do grupo de peixes ricos em ômega 3. Uma pesquisa da Universidade de Valencia, na Espanha, avaliou o consumo de carne em pessoas com idades entre 55 e 80 anos com alto risco cardiovascular e concluiu que ingerir peixe está ligado a diminuição da incidência de diabetes e concentração de glicose. A razão para isto é porque o ômega 3 melhora a sensibilidade do organismo à insulina.
O atum é outro peixe que agrega a lista dos ricos em ômega 3. Um dos benefícios deste ácido graxo está no fato de ele prevenir a degeneração da mácula, que é a principal causa de cegueira em idosos. Um estudo feito pela Universidade Tufts de Boston, nos Estados Unidos, atestou que o índice de degeneração macular é mais baixo entre pessoas que consomem peixes.
Fonte: http://portuguese.cri.cn