Em mais uma frente de capacitação para pescadores e produtores rurais, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) está promovendo o curso “Boas Práticas e Beneficiamento de Pescado”. Os primeiros contemplados estão sendo os profissionais de Cabo Frio, que terminam o curso nesta quinta-feira (14/08). Nos dias 28 e 29, será a vez de Cardoso Moreira. Mas é preciso ficar atento, pois as inscrições poderão ser feitas somente até esta sexta (15), na Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Rua do Horto, s/n, Conjunto Habitacional São José).
Com atividades teóricas e práticas, o curso é gratuito e tem certificado de participação, com os interessados devendo apresentar original da Carteira de Identidade e CPF no ato da inscrição. No currículo teórico, há conhecimentos de beneficiamento do pescado; cadeia produtiva e conservação; decomposição e contaminação; e higiene. Na parte prática, estão técnicas de higienização do ambiente e de utensílios; lavagem, descamação, evisceração (retirada das vísceras) e filetagem de peixes; e até preparo de receitas.
Cardoso Moreira – Em Cardoso Moreira, a atividade é um dos desdobramentos da visita técnica feita por profissionais da Fiperj no primeiro semestre deste ano ao assentamento Francisco Julião. Na época, um grupo de produtores foi beneficiado com a entrega de quase dois mil alevinos (filhotes de peixe) para criação. Com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, o curso oferece 20 vagas a pescadores e produtores rurais para as aulas que acontecerão das 9h às 17h nos dias 28 e 29, na sede do Lions Clube, na Rua Donatila Vilela Martins, 150, Centro.
– O município é um grande parceiro nosso. Nesta visita, percebemos o potencial dos produtores que já trabalham com peixe, mas ainda precisam de orientação para melhorar o desempenho. Já doamos alevinos e realizamos um curso de piscicultura em tanque-rede. Este novo curso é para que eles compreendam toda a cadeia produtiva – explica o veterinário Luis Bernabe, à frente dos escritórios regionais Norte I e Norte II, com os quais a Fiperj leva orientação e assistência em geral a nove municípios do Norte Fluminense e dois das Baixadas Litorâneas.
Cabo Frio – Em Cabo Frio, o curso foi organizado em parceria com a Plataforma Educativa da Repsol, projeto coordenado pelo Instituto Atlantis, em que uma carreta se transforma em uma grande sala de aula. Foram 25 vagas com aulas das 9h às 16h que aconteceram no dia 12 na unidade da Repsol no bairro de Portinho, e nos dias 13 e 14 na Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, na Rodovia Amaral Peixoto, quilômetro 124, em Campos Novos.
Outras ações de capacitação – Desde 2011, a Fiperj (órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca) promove cursos de Boas Práticas em Manipulação e Beneficiamento de Pescado em diversos municípios do estado. O objetivo é capacitar pescadores e demais participantes da cadeia produtiva da pesca artesanal com os conhecimentos necessários à geração de produtos de boa qualidade para o consumidor, em um processo que possibilite a complementação da renda mensal. Com 12 escritórios espalhados pelo estado, a Fiperj também promove cursos de aquicultura, visando o repasse de tecnologia aos produtores rurais para a criação de rãs e peixes em água doce.
(*) Por Ana Carolina Mascarenhas Assessora de Imprensa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca – Sedrap
Fonte: http://radioitaperunafm.com