Food Service em expansão: expectativa é crescer 6,5% neste ano, diz consultor

Hoje em dia temos aproximadamente 1 milhão de estabelecimentos no Brasil, entre os quais 350 mil oferecem pescado, segundo Enzo Donna, da ECD Consultoria. A julgar pelo desempenho de todo o segmento no ano passado, os bares e restaurantes compraram mais pescado.

Em 2018 o food service cresceu 4,8%, e para 2019 a expectativa é de 6,5%. Os dados se referem às compras dos estabelecimentos de alimentação fora do lar. A ECD, que atua na coordenação dos Distribuidores Especializados em Food Service (Diefs), revelou os números nominais dos meses de janeiro e fevereiro de 2019 em comparação ao mesmo período de 2018.

Segundo os dados, o grupo Diefs cresceu 14,51% em janeiro e 17,49% em fevereiro contra 4,47% no primeiro mês do ano da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad).

A Abad responde por 95% do abastecimento dos pequenos mercados (com até quatro caixas), de 85% do abastecimento dos bares e 45% do que é fornecido ao varejo farmacêutico e de cosméticos.

Em janeiro do ano passado o faturamento do grupo Diefs foi de 9,18% em janeiro e 9,48% em fevereiro. Já os associados da Abad começaram o ano de 2018 com queda de 1,14% no primeiro mês e se mantiveram com baixa de 2,67 no mês seguinte.

O Diefs faturou R$2 bilhões em 2018 atendendo cerca de 80 mil clientes e no acumulado já obteve 15,90% na evolução de faturamento (em números nominais) só neste primeiro bimestre de 2019.

Tendências

diretor geral da Mapa Assessoria de Negócios em Alimentação Fora do Lar, Marcos Amatti, foi um dos palestrantes convidados da Anufood Brasil 2019 e revelou a receita para agradar o consumidor: “O produto tem que ser gostoso, saudável, sustentável e confiável. O serviço, conveniente e prático – ou seja, rápido. É ‘só isso’ que os consumidores querem”, disse.

Fonte: http://seafoodbrasil.com.br