A tilápia é um peixe de água doce que possui um sabor suave e textura macia. É uma opção saudável por possuir proteínas, vitaminas e minerais, além de ter poucas gorduras saturadas e calorias. Uma porção de 100g de tilápia cozida contém cerca de 108 calorias.
A seguir, veja os principais benefícios do consumo desse peixe para a saúde
Protege o coração
A tilápia é fonte de ômega-3, sendo benéfica para o coração ao reduzir a inflamação e os níveis de colesterol LDL (considerado “ruim”). Além disso, aumenta o colesterol HDL (considerado “bom”).
Também é uma boa fonte de potássio, um mineral essencial para a regulação da pressão arterial, considerado fator de risco para doenças cardiovasculares.
Outro componente benéfico presente na tilápia é o selênio, um mineral com propriedades antioxidantes que protege as células do coração contra danos oxidativos e inflamações.
Faz bem para os ossos
O peixe de água doce contém fósforo e magnésio, minerais essenciais para a formação e manutenção óssea.
Também possui proteínas de alta qualidade, que ajudam na síntese de colágeno nos ossos. Além disso, o potássio presente na tilápia mantém o equilíbrio de cálcio no organismo, promovendo a saúde óssea e prevenindo doenças como a osteoporose, que provoca fragilidade óssea.
Fortalecimento muscular
As proteínas de alta qualidade presentes no peixe contribuem para o crescimento, reparação e manutenção dos tecidos musculares.
Fortalece imunidade
Por ser fonte de selênio, a tilápia também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, pois o mineral possui propriedades antioxidantes. Dessa forma, ajuda a proteger as células do corpo contra danos oxidativos e fortalece a imunidade.
Contribui para o controle de peso
A tilápia é um peixe magro, com poucas calorias e rico em proteínas, o que aumenta a sensação de saciedade. Portanto, o indivíduo sente menos desejo de comer e pode perder peso.
Melhora a função cerebral
Os ácidos graxos ômega-3 presentes na tilápia são benéficos para a saúde cerebral, já que ajudam na função cognitiva e protegem contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
Faz bem para a pele
As proteínas e os ácidos graxos ômega-3 ajudam na manutenção da saúde da pele ao promover a elasticidade, além de prevenir o envelhecimento precoce.
Riscos e contraindicações
Embora o consumo de tilápia seja considerado seguro para a maioria das pessoas, existem alguns riscos de contaminação por poluentes, como mercúrio e chumbo. Por isso, é fundamental, sempre que possível, verificar a procedência do alimento e optar por peixes certificados para garantir uma escolha mais segura e saudável.
A alergia à tilápia pode ocorrer em alguns indivíduos. Podem surgir sintomas como coceiras, inchaços no rosto, diarreia e, em casos graves, dificuldade para respirar.
Como consumir
A tilápia é um peixe versátil que pode ser ingrediente de diversas receitas e ser consumida como acompanhamento de pratos principais.
A quantidade de consumo para adultos é de duas a três porções por semana. Vale a pena intercalar com outras fontes de proteínas, como carnes e leguminosas.
Ela pode ser assada, grelhada ou frita. Outras formas de consumir tilápia incluem:
- Empanada.
- Em moquecas.
- Em sopas e caldos.
- Ao molho.
- Em ceviche.
- Em espetinhos de churrasco.
- Recheada com queijo e ervas finas
Fonte: Maria da Cruz Moura e Silva, nutricionista do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí da Rede EBSERH