Em visita na cidade de Mococa, Martinho Colpani entrega filés de tilápia produzido na Colpani Pescados e relata ao governador as dificuldades enfrentadas pelo setor produtivo, entre elas o volume de peixes importado pelo país.
Martinho relatou que somente no ano de 2013, o Brasil importou mais de 1,4 bilhões de dólares em pescado. “estamos deixando de gerar empregos, distribuir renda e investir em tecnologias“.
Não é possível que um país como nosso, com todas as características para ser um dos maiores produtores mundiais de pescado estar nesta situação, relatou Martinho, frisou ainda que, “precisamos desburocratizar o estado brasileiro“.
Perdemos competitividade com o mundo, quando nossos produtos chegam mais caros na mesa do consumidor, é extremamente necessário uma discussão entorno das legislações e instituições que regulamentam os setores produtivos de forma direta ou indireta, para avançarmos na produção do pescado”.
Martinho e o governador conversaram sobre o novo decreto a ser lançado, o Via Rápido da Aquicultura, o governador disse que o novo decreto será assinado em breve. Martinho coodenou a formatação do novo decreto através da camara setorial do pescado e salientou a importância desse novo decreto,”trabalhamos para que o decreto possa atender de fato os anseios do setor produtivo, e crie diretrizes para um ordenamento do setor”.
Acredito que toda legislação onde a participação do setor produtivo de forma direta na sua elaboração reduz de forma significativa a criação de legislações que acabam não atendendo o setor produtivo.”
Foi muito proveitoso esta conversa, estamos atento e queremos o crescimento do setor de pescado e piscicultura no país.
Redação: Grupo Águas Claras
Alguns direitos reservados.