O governador de Alagoas, Renan Calheiros Filho, realizou na tarde desta quarta-feira (4) uma visita de cortesia ao ministro Helder Barbalho, da Pesca e Aquicultura, em seu gabinete, em Brasília. Na oportunidade, as duas autoridades conversaram sobre as potencialidades de Alagoas tanto para a pesca quanto para a aquicultura. “Considerando as prioridades do Ministério, queremos conceber um projeto para aproveitar as águas dos rios estaduais e federais, bem como das nossas lagoas e do canal do sertão para a produção de pescado”, disse em entrevista o governador Renan Calheiros Filho.
O Canal do Sertão Alagoano é uma obra, que, quando concluída, terá 250 quilômetros de extensão, levando água para cerca de um milhão de pessoas em 42 municípios. A primeira etapa da obra, já inaugurada, conta com 65 quilômetros de extensão.
Além de ampliar a produção, o governador Renan Filho ressaltou a importância de iniciativas para aumentar a produtividade e a diversificação da produção pesqueira.
Entendimentos
Para o governador Renan Filho, a presença do ministro Helder Barbalho à frente da pasta é positiva para a viabilização do potencial pesqueiro do estado, que tem, inclusive, um litoral piscoso. “Acredito que com o ministro Helder tudo vai ser potencializado e vai gerar mais oportunidades para as pessoas”, ressaltou.
O governador combinou com o ministro de enviar à capital federal, na próxima semana, uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura do estado para discutir os projetos no setor com os especialistas do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Fonte: http://www.mpa.gov.br