Peixes serão doados a instituições filantrópicas do Amazonas. Preço a ser pago pelo pescado in natura será de R$ 1,50/kg.
Com o objetivo de diminuir o desperdício do pescado na época de alta oferta do produto, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) anunciou a compra de forma direta da mercadoria dos pescadores do Amazonas. O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), Walzenir Falcão, na sede da Federação dos Pescadores do Estado do Amazonas (Fepesca).
Os peixes comprados pela Ministério serão os obtidos da produção de pescadores artesanais extremamente pobres do Amazonas e destinados a instituições filantrópicas do Estado. O preço a ser pago pelo pescado in natura, oriundo da pesca artesanal, será de R$ 1,50/kg. Cada Pescador terá o direito de vender até 5 mil reais em pescado durante o período do programa.
ntre as espécies que serão comercializadas estão o aracu, branquinha, cubio, curimatã, jaraqui, mapará, pacu e sardinha. O CNPA ainda informou que peixes mais populares também podem ser comprados, desde que obedeçam as normas que regem a permissão de captura.
Pela definição, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) será responsável pela ação junto aos pescadores, assim como a distribuição para instituições filantrópicas dos seguintes municípios: Benjamin Constant, Itacoatiara, Iranduba, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Tefé, Parintins, Urucurituba e Urucará
Fonte: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia