Governo do TO qualifica processamento e industrialização de pescado

Governo do TO qualifica processamento e industrialização de pescado
Imagem meramente ilustrativa

No Estado, são mais de 500 mil hectares de lâmina d’água em operação e projetadas para a prática da piscicultura

O Tocantins é o estado brasileiro que concentra a maior capacidade produtora de peixes. Segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), são mais de 500 mil hectares de lâmina d’água em operação e projetadas para a prática da piscicultura. Para qualificar o setor, o governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), está realizando curso de capacitação em abate, inspeção e processamento de pescado.

De acordo com a coordenadora de Inspeção Animal da Agência, Joseane Cademartori Lins, o curso – que se iniciou na segunda-feira, 6, e segue até sexta-feira, 10 – tem como objetivo capacitar inspetores agropecuários e médicos veterinários da Adapec que atuam no Serviço de Inspeção Estadual para que eles possam orientar os produtores de pescado.

Com este curso, a equipe estará apta a certificar todas as fases do processamento, industrialização e comercialização do peixe, garantindo assim, um produto de qualidade para os consumidores.

“O curso de processamento de pescado visa ampliar o atendimento das empresas que cheguem ao Estado e que tenham o interesse de trabalhar com um produto que está apto à comercialização, assim como os produtores que aqui estão. A nossa meta é a emissão de certificado, de registro do produto produzido no Estado. Isso é fundamental até mesmo para, quem sabe no futuro, trabalharmos com a exportação”, disse.

Capacitações

Ainda de acordo com Joseane, o curso de tecnologia e processamento de pescado é fruto de um convênio entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins, e a Adapec. “Já realizamos o curso de inspeção de carne, agora estamos no de pescado e ainda vamos realizar mais dois cursos com técnicos e fiscais agropecuários”, disse.

No curso de processamento de pescado, que é organizado pela Adapec com o apoio da Seagro, estão sendo capacitados inspetores agropecuários e médicos veterinários, com carga horária de 40 horas

De acordo com o supervisor técnico da área animal da regional da Adapec de Araguatins, Ivalto Lázaro Pereira Junior, o curso vem para favorecer o apoio à reestruturação e implementação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e o fortalecimento das ações de defesa agropecuária. “Trabalhamos mais na área da inspeção animal e esse curso está nos colocando em contato com conhecimento da produção de pescado, um setor que tem mostrado grande crescimento”, destacou.

Dados

Com a área de lâmina de água que o Estado possui, podem ser produzidos 800 mil toneladas de pescado por ano. A Seagro prevê um aumento de 20% na produção de 2014, tendo como base os dados de 2012 e 2013. A produção anual de peixes em 2012 chegou a 10 mil toneladas, já os dados referentes à 2013, mostram um aumento de 20%, sendo 12 mil t/ano.

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br