Quanto custa produzir pescado no Brasil hoje? Quais espécies estão sendo cultivadas? Onde, como e em que quantidade? A produção está aumentando ou diminuindo? A resposta para estas perguntas são difíceis, pois faltam dados e informações fidedignas sobre o setor pesqueiro brasileiro. Para debater o assunto, a assessora técnica de Aquicultura e Pesca da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Lilian Figueiredo, vai tratar, em palestra, dos custos de produção da aquicultura no Brasil, na próxima quinta-feira (15/10), em Toledo (PR). O evento faz parte do Dia de Mercado da Aquicultura, realizado pela CNA, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Sindicato Rural de Toledo e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/PR).
Segundo a assessora técnica, hoje ninguém sabe quanto realmente custa produzir pescado no Brasil. O setor carece de informações confiáveis que comprovem sua rentabilidade. No entanto, observa Lilian, a CNA realiza o projeto Campo Futuro que faz o levantamento do custo de produção em diversas cadeias produtivas, tanto animal quanto vegetal. “Desde o ano passado, os custos de produção na aquicultura nos principais polos do país foram levantados. Em 2014, os painéis ocorreram nos estados de Tocantins, Mato Grosso, Bahia e Pernambuco”, observa. E acrescentou: este ano fomos ao Paraná, Ceará, Rio Grande do Norte e Rondônia. “Nesses painéis contamos com a presença de aquicultores e demais atores envolvidos na cadeia produtiva, como extensores rurais e vendedores de insumo”.
De acordo com os levantamentos do Campo Futuro, hoje, na aquicultura o maior custo é a ração, que chega a representar 80% do custo efetivo do produtor. “Neste ano percebemos um aumento de custo da energia elétrica também, o que afeta diretamente os sistemas mais tecnificados”, ressalta Lilian Figueiredo.
Dia de Mercado
O objetivo do evento é levar informações técnicas e gerenciais aos piscicultores, a fim de que possam otimizar as margens de sua atividade. As palestras serão específicas para a região, trazendo para o debate temas relevantes, como: mercado, custo de produção, cooperativismo e licenciamento ambiental. Espera-se que com mais essa ação de capacitação, os produtores rurais estejam mais bem preparados para enfrentar as adversidades do seu negócio, reduzindo os riscos e melhorando a gestão de sua empresa.
As Inscrições podem ser feitas por telefone, na hora do evento ou por e-mail: cna.campofuturo@cna.org.br.
Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br