IMA pretende regularizar viveiros na APA da Marituba do Peixe

IMA pretende regularizar viveiros na APA da Marituba do PeixeRepresentantes do Conselho da Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe estiveram na manhã desta sexta-feira (09) na sede do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) para uma reunião com a diretoria do órgão, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o objetivo de traçar soluções para o viveiro de subsistência da APA.

A APA da Marituba do Peixe, que abrange os municípios de Feliz Deserto, Piaçabuçu e Penedo, foi criada pelo Decreto n°. 32.858/1988, com o objetivo de preservar as características ambientais e naturais para garantir a produtividade pesqueira e a diversidade da fauna e da flora, assim como assegurar o equilíbrio ambiental socioeconômico da região.

Durante a reunião foi discutido a problemática da escassez de peixe na região, dificultando a piscicultura local. O Conselho Gestor da APA ressaltou a importância da regularização dos viveiros para subsistência.

Após montar uma câmara técnica, o Conselho Gestor solicitou o apoio da Ufal para que seja feito um estudo sobre a situação dos piscicultores. “O Conselho se posicionou a favor para que a cultura da pesca permaneça no local, garantindo o sustento da população regional”, afirma Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA.

Ficou definido que a Ufal, representada pelo professor doutor em aquicultura, Luciano Amorim, fará o georeferenciamento dos viveiros e o levantamento socioeconômico das famílias que vivem da atividade. Após o levantamento de dados, será possível providenciar os documentos necessários para o licenciamento.

O IMA se posiciona como órgão responsável pelo licenciamento da atividade. Após analisados os dados, será possível montar uma assistência técnica com representantes das entidades envolvidas para educar os trabalhadores sobre a forma correta de se realizar a piscicultura.

Fonte: http://aquiacontece.com.br