Inaugurada, fábrica deve produzir 40 mil toneladas de ração por ano no AC

Inaugurada, fábrica deve produzir 40 mil toneladas de ração por ano no AC
Ministro das Cidades veio ao Acre para inaugurar Fábrica de Ração para Peixes (Foto: Yuri Marcel/G1)

Esperando produzir cerca de 40 mil toneladas por ano e assim dar mais autonomia à produção de alevinos no Acre, o governo do estado inaugurou, neste domingo (29), a primeira fábrica de ração para peixes do Acre. A indústria foi instalada no município de Senador Guiomard, distante 24 km de Rio Branco, e faz parte do Complexo Industrial de Piscicultura que o governo mantém no local.

O empreendimento custou R$ 15 milhões, segundo o governo, e deve ser o primeiro do gênero no país a se especializar na fabricação de ração para peixes carnívoros, como o pintado e o pirarucu, espécies nativas da região.

Para o presidente da Central das Cooperativas dos Piscicultores do Acre, Sansão Nogueira, a instalação da fábrica deve provocar mudanças na forma como os piscicultores trabalham atualmente.

“Nós produtores teremos acesso a uma ração de qualidade e mais barata. Porque até então a gente trazia de fora e, além de demorar a chegar, ainda vinha com um preço muito alto e não tinha o que a gente esperava para a criação do peixe”, comenta.

Criador de peixes há seis meses, o piscicultor Ronaldo Cândido da Silva, de 54 anos, também acredita que a fábrica vai trazer apenas benefícios. “Para nós criadores de peixe, essa fábrica representa muito. Acredito muito neste investimento e espero que tenhamos uma ração de qualidade e também mais barata”, diz.

Presente na inauguração da fábrica de ração, o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, disse que os peixes produzidos dentro do Complexo de Piscicultura do Acre podem chegar a abastecer até mesmo o mercado internacional.

“Aqui nós vamos produzir também para exportar, não só para o mercado interno, de outros estados, mas também para o mercado internacional. Isso vai melhorar a balança comercial do Brasil”, afirmou.

Complexo de Piscicultura

A primeira fase do Complexo de Piscicultura do Acre foi inaugurada em agosto de 2013, com a entrega do Centro de Reprodução de Alevinos, com capacidade de produzir até 20 milhões de alevinos por ano, segundo o Estado.

Além do centro e da fábrica, o Complexo deve contar ainda com um frigorífico, previsto para ser inaugurado ainda em 2014, e que deve ter capacidade para industrializar ao menos 20 mil toneladas de pescado por ano.

Fonte: http://g1.globo.com