Incentivo à piscicultura alavanca a produção e coloca Rondônia em destaque no país

O incentivo fiscal para a produção de peixes de Rondônia como forma de deixar o setor mais competitivo, no mercado nacional e internacional, foi fortalecido pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, por meio de decreto que autoriza a prorrogação da isenção até o dia 31 de dezembro de 2024 dos convênios de isenção do imposto às operações internas dos pescados Pirarucu, Tambaqui, Pintado, Jatuarana, Curimatã, Caranha e Piau, criados em cativeiros.

A Pesquisa da Pecuária Municipal – PPM realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, apontou que Rondônia continua sendo o líder no Brasil na produção de tambaqui. Conforme os dados consolidados de 2021, o Estado produziu 34 mil toneladas, o que corresponde a 36,7% da produção nacional.

A gestão do coronel Marcos Rocha, candidato à reeleição pelo União Brasil (44) também tem impulsionado a piscicultura por meio de três laboratórios móveis do Programa Peixe Saudável, considerados uma inovação no Brasil. É dessa forma que técnicos especializados capacitam servidores da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater, e esses por sua vez multiplicam o conhecimento entre os piscicultores da região.

De fevereiro de 2020 até agosto de 2022, 183 técnicos foram assessorados e multiplicaram esse conhecimento para 421 piscicultores. A Emater aponta que um dos principais resultados já alcançados pelo Programa Peixe Saudável, além da melhoria da qualidade dos pescados, é a redução de 20% do custo de produção, tornando o pescado de Rondônia, proveniente da agricultura familiar, mais competitivo.

Na gestão do coronel Marcos Rocha, o Tambaqui de Rondônia ganhou proporções maiores. Em 2020, o “Festival do Tambaqui da Amazônia” foi dentro do Estado e chegou a dez municípios. O “II Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia” foi realizado em 2021 em 58 cidades do País. Com o sucesso dessas edições, foi realizada uma edição internacional, o III Festival Internacional do Tambaqui da Amazônia em 2022.

Fonte: https://ariquemesonline.com.br/