Inseminação em peixes aumenta produção em Picos

Inseminação artificial ganha ainda mais importância quando se fala em custos

Não é só por conta do mel que Picos tem se destacado nos últimos anos. Embora ainda um mercado pequeno, porém emergente, a produção e venda de peixes tem ganhado importância na economia local e provado que a terra pode ser produtiva para qualquer prática econômica.

tambaqui

Por dia, Picos produz duas toneladas de peixes, em especial o tambaqui e a tilápia, que são vendidos para um mercado que abastece a região e Teresina. São cerca de 150 criadouros que fazem uma produção que ganhou bastante força após a instalação da técnica de inseminação artificial. Com a implantação desse processo, produtores conseguiram reduzir custos e aumentar a produção.

A inseminação artificial ganha ainda mais importância quando se fala em custos. Sem esse tipo de reprodução, os criadores do Piauí teriam que se deslocar para grandes centros do país atrás de alevinos. E isso tornaria mais caro o preço final do produto. “Tínhamos uma carência muito grande de alevinos, por isso que viemos preparando uma estação de piscicultura, não tão grande, mas preparando reprodutores. E hoje estamos atendendo nossa região”, conta Francisco.

Aos poucos o negócio dá sinais de crescimento. Hoje, já se consegue abastecer municípios de três Estados por meio da reprodução em cativeiro. Entusiasta na ideia única do Piauí há 15 anos, Francisco Santos possui 26 viveiros para engorda de alevinos.

Aumentar a produção será um desafio, mas motivos tem de sobra. Afinal, mais reprodutores refletem na produção. Bom para o criador, melhor ainda para o consumidor.

Fonte: http://180graus.com