De acordo com a polícia, o esgoto lançado é particular. Pescadores reclamam da falta da fiscalização na região da praia Grande.
Um lançamento de esgoto tem matado os peixes de um rio que deságua na praia Grande, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. O problema foi denunciado à polícia por moradores da região na última quarta-feira (3).
A irregularidade atinge o rio formado por dois córregos – o Acaraú, que deságua na praia do Itaguá, no centro da cidade, e outro sem denominação que escoa na praia Grande. De acordo com a polícia, o esgoto lançado é particular.
“Não podemos pescar neste local, mas a polícia permitie que seja poluído”, afirmou um pescador que não quis ter o nome divulgado. Segundo ele, pelo menos 30 tilápias estavam mortos à margem do córrego na última quarta.
A Polícia Militar Ambiental de Ubatuba informou que aguarda um laudo da Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) para tomar as providências necessárias para resolver o problema. De acordo com a polícia, a fiscalização da pesca é para proteção dos pescadores locais diante das grandes empresas de pesca.
“Não temos técnicos para fazer a análise da água e definir qual é o problema. Só depois desse laudo que deve ser emitido pela Cetesb é que podemos adotar alguma providência”, afirmou o policial ambiental, Edson Marcelo.
Procurada, a Cetesb informou que até o meio-dia desta sexta-feira (5) não havia sido procurada sobre este problema.
Fonte: http://g1.globo.com