Pelo menos quatro toneladas já foram apreendidas, enquanto que em 2011-12 a quantidade total anunciada em fevereiro, quando termina a piracema, foi de pouco mais de três toneladas
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) do Mato Grosso anunciou que pelo menos quatro toneladas de pescado já foram apreendidas desde novembro até a primeira quinzena de janeiro em operações feitas para combater a pesca predatória durante a piracema. A proibição da pesca vai continuar até o dia 28 de fevereiro.
O número divulgado já supera em uma tonelada o total da piracema 2011/12. Em fevereiro do ano passado a Sema divulgou que o total de pescado irregular apreendido somava pouco mais de três toneladas.
Existe um temor de que a quantia atual ainda possa aumentar e ultrapassar as cinco toneladas. Somente na última terça-feira, 16, a Sema anunciou a apreensão de uma tonelada na região do Cristo Rei, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. Nesta semana outras apreensões menores também foram feitas em diversas cidades do interior do estado.
Segundo o capitão da Polícia Militar Ambiental, Elias Alves Feitosa, o trabalho de fiscalização é feito durante as 24 horas nas principais bacias de Mato Grosso. “É mais intenso na extensão do Rio Cuiabá, onde também há maior concentração de pescadores amadores”, diz, em entrevista ao siteG1.
Fonte: http://revistapescaecompanhia.uol.com.br