Aumento da temperatura da água e a falta de oxigénio podem estar na origem da morte
O aumento da temperatura da água e a falta de oxigénio podem estar na origem da morte de milhares de peixes na albufeira da barragem de Pedrogão, no concelho da Vidigueira, disse hoje fonte da GNR.
As causas da morte dos peixes «ainda não estão efetivamente apuradas», mas é «provável» que tenha sido provocada pelo «aumento da temperatura da água e pela falta de oxigénio», explicou à agência Lusa o oficial de relações públicas do Comando Territorial de Beja da GNR, capitão Eduardo Lérias.
Segundo o capitão, os peixes começaram a aparecer mortos no passado fim de semana e a acumularem-se numa zona da albufeira situada na herdade do Sobroso, perto da aldeia de Marmelar.
As autoridades ainda não conseguiram contabilizar a quantidade de peixe que apareceu morto, mas será de «vários milhares», disse, referindo que a operação de recolha dos peixes mortos já começou.
A operação decorre a cargo da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Alentejo, da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) e da Câmara de Vidigueira e está a ser acompanhada pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR.
Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/