O ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, recebeu na terça-feira (03), o governador Confúcio Moura, o deputado federal Lúcio Mosquini, o presidente do Idaron, José Alfredo Volpi e uma comitiva de empresários e técnicos do Estado para discutir investimentos voltados ao setor produtivo pesqueiro do Estado.
Helder Barbalho afirmou que Rondônia é um Estado estratégico e importante na produção da aquicultura, em especial a piscicultura – a atividade da produção do pirarucu e do tambaqui. Segundo ele, tudo isso é fruto da visão por parte do Governo do Estado de colaborar e fazer com que o licenciamento ambiental seja ágil.
Confúcio Moura fez uma solicitação ao ministro para concessão de um novo período para cadastramento de plantel de matrizes reprodutoras do pirarucu (arapaima gigas), para finas de reprodução, engorda, abate e comercialização. “Precisamos de mais matrizes de pirarucu para a produção de alevinos” asseverou o governador.
O governador cobrou do ministro apoio na implantação e divulgação do programa de criação de peixes em tanques rede nos lagos e reservatórios das hidrelétricas no Estado de Rondônia, além de apoio para a construção de dois entrepostos de peixe (frigoríficos de pequeno porte), sendo um em Ariquemes e outro em Ouro Preto. “O objetivo é agregar valor, ao invés de vender matéria prima, queremos vender produtos processados”, afirmou Confúcio.
Rondônia produz hoje 80 mil toneladas anuais de peixe, mas não processa quase nada, em torno de 15%. “Precisamos então agregar valor ao produto e para conquistar novos mercados; precisamos de um produto que possa sair de Rondônia com o Selo de Inspeção Federal (SIF) para outros estados e países”, explicou a coordenadora de Desenvolvimento Aquícola de Rondônia, Ilce Oliveira.
O governador ainda solicitou ao ministro o apoio para que o Estado de Rondônia participe de feiras gastronômicas do pescado, no âmbito nacional e internacional, pois o Ministério tem um programa nesse sentido. “Solicitamos apoio para participarmos de feiras em cinco capitais brasileiras e outra em Bruxelas, na Bélgica, onde acontece a Seafood Global 2015, para apresentarmos o nosso produto mais nobre que é o pirarucu”, finalizou Confúcio.
O deputado Lúcio Mosquini elogiou a ideia do governo do estado em criar peixe em lagos naturais e das usinas hidrelétricas. “É uma ideia fantástica e maravilhosa, porque tira o trabalho da escavadeira hidráulica. Você não vai ter a construção de tanque com APC, o tanque está pronto. Seremos também um grande produtor de peixes em tanques rede”, concluiu.
Também participaram da reunião o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea- RO), Nélio Alencar, o diretor presidente da Pacaas Engenharia, Antônio de Almeida Sobrinho, o secretário adjunto do Idaron, Avenilson Trindade, a superintendente da Sibra, Elizete Lionel e técnicos do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Fonte: www.rondoniadireta.com