O desenvolvimento econômico a partir da pesca esportiva levou o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, nesta quarta-feira (23), à cidade de Niquelândia, às margens da hidrelétrica de Serra da Mesa, no Estado de Goiás. Crivella abriu a 1ª Semana Nacional de Pesca Esportiva, Aquicultura e Proteção Ambiental, promovida pela Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (ANEPE) em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura. O evento promove neste sábado (26) o 1º Torneio Nacional de Pesca Esportiva Amadora, recebendo amantes do esporte de todo o Brasil.
O ministro defendeu a pesca esportiva como alternativa para tornar os lagos das hidrelétricas mais produtivos, gerando renda e cidadania. Segundo ele, a atividade é capaz de transformar a realidade econômica de pequenos municípios ao redor das barragens, favorecendo a consolidação do turismo e sem gerar conflito com a pesca comercial, onde ela é permitida, e com a aquicultura. Crivella citou a pesca esportiva como parte da Reforma Aquária que está sendo desenvolvida no Brasil e elogiou o comprometimento dos esportistas com a ecologia. “O nosso país fez uma opção pela geração de energia hidrelétrica, construindo mais de 1 mil usinas, entre grandes empreendimentos e PCHs. Elas criaram obstáculos para os peixes, que não conseguem transpor as barragens. Por isso temos que investir em ações ambientais e é muito importante o trabalho de orientação desenvolvido pela pesca esportiva para a preservação das espécies”, argumentou.
Em Niquelândia o ministro aproveitou para entregar novos títulos de uso de áreas aquícolas para a criação de pescado no lago de Serra da Mesa e defendeu a criação de pescado como alternativa para elevar a produção do País, lembrando que o Brasil precisa promover a “multiplicação dos peixes”. Ele anunciou que o ministério prepara a entrega de mais de 1 mil cessões para a região e que o ato deve ser realizado com a presença da presidenta Dilma Rousseff.
Torneio
Palestras sobre aquicultura serão realizadas no evento em Niquelândia a partir de amanhã (24). O torneio de pesca amadora, no sábado, com inscrições ainda abertas no site da Anepe, será realizado na modalidade “pesque e solte”. Receberão troféus as cinco equipes que apresentarem os maiores tucunarés que encontrarem das espécies azul (Cichla Piquiti) e amarela (Cichla Kelberi). Todas as equipes do torneio participarão de um sorteio que oferecerá, entre outros prêmios, uma embarcação estilo “Bass Boat”, ou seja, adequada para a pesca esportiva.
O Brasil tem um dos maiores potenciais do mundo para o desenvolvimento da pesca esportiva. A atividade é importante para o lazer das pessoas e favorece diversos segmentos econômicos, como a indústria naval, fabricantes de petrechos de pesca, comércio de artigos especializados, restaurantes, hotéis e pousadas, empresas de turismo e guias de pesca.
Confira no link abaixo a programação completa da 1ª Semana Nacional de Pesca Esportiva, Aquicultura e Proteção Ambiental.
http://www.torneioanepe.com.br/index.php/programacao
Fonte: http://www.mpa.gov.br