Vacina promete incremento de sobrevivência de cerca de 8 % na produção
A MSD Saúde Animal anunciou a chegada da vacina bivalente para a tilápia inédita e composta pelas duas cepas de maior importância das bacias produtoras do centro-sul brasileiro, a vacina Aquavac Strep SaSi.
A vacina chega em um momento onde os brasileiros ainda têm pouco hábito de consumo de pescado, cerca de 9,5 kg por ano, o que é pouco se levarmos em consideração a recomendação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que é de 12 kg por ano. Entretanto, o pescado vem ganhando mercados e “surfando nessa onda, temos a tilápia: uma proteína que tem estado cada vez mais presente nos lares das famílias no Brasil”, como pontua Rodrigo Zanolo, diretor da unidade de Aquicultura da MSD Saúde Animal.
Para Zanolo, o cenário é promissor, mas o crescimento e a intensificação das produções de tilápias também carrega consigo o aumento de importantes desafios sanitários que devem ser vencidos, como a principal enfermidade que acomete as granjas de produção, como por exemplo, a estreptococose.
Atualmente combatida principalmente por meio das vacinações, essa enfermidade causa altos prejuízos nas pisciculturas. Mas há uma boa notícia: ela pode se tornar uma doença de fácil convivência se o seu controle for feito com base em programas sanitários customizados e bem estabelecidos.
Resultados
Estudos de campo realizadas pela MSD Saúde Animal demonstraram aumento de sobrevivências de 8,8 % com utilização do programa de vacinação bivalente com Aquavac Strep SaSi com proteção frente as cepas de Streptococcus agalactiae Ib e S. iniae comparado aos programas tradicionais monovalentes de vacinação de proteção apenas frente a cepa de Streptococcus agalactiae Ib. Para a empresa, resultados que colaboram de forma significativa no auxílio do desenvolvimento produtivo e financeiro da indústria e dos clientes.
“Esse lançamento também possui um inédito adjuvante que ajuda a prolongar sua eficácia em campo e, por ser a única vacina comercial bivalente do mercado, torna-se uma ferramenta determinante para conferir cada vez maior sustentabilidade econômica, produtiva e ambiental para a tilapicultura brasileira”, reforça o executivo.
Conforme a empresa, ao preparar soluções como essas, a companhia busca fornecer ao mercado alternativas que possam não apenas suprir carências do setor, mas também proporcionar opções seguras, eficazes e que tenham como propósito melhorar a vida das pessoas e a saúde e o bem-estar dos animais.
“O Brasil caminha para figurar entre os três maiores produtores de tilápia do mundo e nós queremos chegar a esse ranking levando saúde e segurança alimentar às pessoas, cuidando do meio-ambiente e promovendo a harmonia desse ecossistema. Trabalhamos para apresentar soluções que promovam a saúde única, pois estamos todos conectados“, finaliza Zanolo.
Fonte: https://www.seafoodbrasil.com.br/