Município de Colinas visa explorar seu potencial em piscicultura

Município de Colinas visa explorar seu potencial em pisciculturaPara 2015 o município de Colinas do Tocantins pretende explorar seu potencial em piscicultura. Atualmente, a prática ocorre de forma tímida e tende a se expandir com apoio do Governo Federal. Este assunto foi pauta de reunião em Brasília, onde foi discutida a possibilidade de parceria do governo federal para a qualificação de produtores de peixe da região do município, bem como a exploração da atividade de piscicultura.

No entorno de Colinas, existem 17 municípios que geram 2500 pequenas propriedades rurais. O fortalecimento da atividade com pescados poderá gerar emprego, renda e maior desenvolvimento para toda a região, o que poderá facilitar também a inserção e o consumo de peixes na culinária familiar local.

Para o vice-prefeito de Colinas Adriano Rabelo, com o apoio do governo federal e seus programas, poderá ser possível implantar um centro de produção de alevinos e estender apoio ao pequeno produtor e agricultor familiar. “Apesar do grande potencial pesqueiro que o Brasil tem, 60% dos peixes consumidos aqui são frutos de importação. O Tocantins também tem alto potencial para a produção de peixes, em Colinas pretendemos cultivar a prática e nos desenvolver neste segmento”, destacou.

Segundo o prefeito de Colinas José Santana Neto, a expectativa é das melhores uma vez que o Governo Federal abriu as portas do Ministério para a possibilidade. “O município de Colinas vem apoiando a atividade desde 2010 com recursos e estrutura próprios, implantando tanques e oferecendo alevinos e ração. Com eventual apoio do Ministério da Pesca há possibilidade de implantação de um pólo com cadeia de produção e industrialização de pescado. Essa atividade poderá além de diversificar a produção agropecuária incrementar novo negócio no município gerando novos postos de trabalho e mais divisas”, concluiu.

Participaram da reunião o vice-prefeito de Colinas, Adriano Rabelo e o Ministro da Pesca e Aquicultura Helder Barbalho.

Fonte: http://surgiu.com.br