Projeto de orientação para rotulagem de alimentos entrará em vigor em 2024,
Com o objetivo de esclarecer ainda mais o valor nutricional dos produtos alimentícios para os consumidores, o novo projeto de orientação para rotulagem de alimentos da Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, entrará em vigor em 2024. Com isso, produtos de pescado receberão reforço na rotulagem frontal da embalagem.
Assim, de acordo com o projeto de orientação, as empresas de frutos do mar poderão colocar declaração como “pescado, incluindo [espécies de pescado], faz parte de um padrão alimentar nutritivo” na rotulagem frontal da embalagem, conforme a Seafood Nutrition Partnership (SNP) e a gerente de comunicações de nutrição, Jessica Miller, disse à SeafoodSource.
“Frutos do mar são um grupo de alimentos que podem contribuir para padrões alimentares nutritivos, conforme descrito nas Diretrizes Dietéticas para Americanos 2020-2025”, disse Miller. “Essas Declarações de Orientação Alimentar incentivarão os consumidores a escolher frutos do mar e ajudarão a orientá-los para alimentos que se alinham com padrões alimentares saudáveis”.
O National Fisheries Institute, que representa a indústria de pescado dos EUA, também apoia o projeto de orientação. “Sempre ficamos satisfeitos em ver esclarecimentos e especificações sobre declarações voluntárias nos rótulos, especialmente quando eles são projetados para ajudar a enfatizar a saúde de um produto para os consumidores”, disse o vice-presidente de comunicações da NFI, Gavin Gibbons. “Frutos do mar são inerentemente parte de um padrão alimentar nutricional saudável e quanto mais os consumidores souberem disso, melhor”, completa.
Projeto de orientação
O projeto de orientação da FDA fornece a todos os fabricantes de alimentos recomendações sobre como e quando usar declarações de orientação dietética nos rótulos dos produtos alimentícios “para garantir que as declarações do rótulo promovam boa nutrição, forneçam maior consistência na rotulagem e ajudem os consumidores a fazer escolhas informadas”, disse o FDA.
“As doenças crônicas relacionadas à dieta são as principais causas de morte e incapacidade nos Estados Unidos e afetam desproporcionalmente as comunidades negras e as pessoas que vivem em áreas rurais”, disse o comissário da FDA, Robert M. Califf. “A FDA está empenhada em fazer parte da solução para melhorar a saúde de milhões de americanos. A ação de hoje é mais um passo para ajudar os consumidores a fazer escolhas informadas sobre os alimentos que comem.”
Segundo a FDA, os padrões alimentares atuais dos americanos nem sempre se alinham com as recomendações dietéticas federais atualizadas, que se concentram na totalidade da dieta e como os alimentos e bebidas se combinam para afetar a saúde.
As Declarações de Orientação Dietética são declarações nos rótulos dos alimentos com base nas principais recomendações de relatórios de consenso, como as Diretrizes Dietéticas para Americanos 2020-2025, que se concentram em como um alimento ou grupo de alimentos pode fazer parte de um padrão alimentar nutritivo.
Fonte: https://www.seafoodbrasil.com.br/