‘Sesimbra é peixe‘ é o mote da tão famosa vila que se diz banhada por um mar magnífico e com um clima que de inverno e verão que convida a apreciar os recantos daquela baía. Segundo conta a história e as vozes dos pescadores, esta é uma vila com águas ricas em peixes que vão desde o famoso peixe-espada preto, ao carapau ou até mesmo a novas espécies. Em outubro de 2014 foi descoberta uma nova espécie nas águas de Sesimbra: o Caboz (Gobius buchichii). O peixe foi detetado durante a campanha de prospeção da biodiversidade da costa da Arrábida, no âmbito do projeto M@rbis (EMEPC).
Depois de tantas décadas de estudos ictiológicos, alguns anteriores ao próprio Rei Dom Carlos, este registo revela a importância da monitorização dos recursos por biólogos e naturalistas, não só desta costa mas de toda a imensidão da costa portuguesa. De destacar que se trata de um registo mais a norte da baía conhecido para a espécie, revelando uma gradual e lenta “tropicalização” dos oceanos. Sesimbra é disso testemunho, sendo já reconhecida pela frequência com que nesta costa se encontram novas espécies, curiosamente originárias de zonas mais quentes, como o peixe-porco, o pargo-sêmola, a castanheta e até um peixe-cirurgião, este último típico de águas tropicais.
O descoberto caboz atinge cerca de 10 cm e pode ser visto dos 2 aos 10 metros, por entre as pedras, em apneia ou mergulho, ou quem sabe se este morder um anzol mais encostado às pedras. Sesimbra é conhecida nas redes de turismo pelos seus aromas e sabores sempre presentes na sua gastronomia. O peixe e o marisco estão na base dos deliciosos pratos que trazem a Sesimbra muitos apreciadores de paladares simples e autênticos. Já a qualidade do pescado é reconhecida por todo o país e além-fronteiras. O espadarte e o peixe-espada preto estão na origem de pratos de assinatura de grandes chefes pelo seu sabor único. O marisco como as amêijoas, as cadelinhas, os mexilhões, as santolas, bem como as navalheiras são, também elas, cartazes de visita desta vila que nos deixa encantados pelo seu mar e clima.
Fonte: http://pt.blastingnews.com