Piscicultura refere-se ao cultivo de peixes principalmente de água doce.
A piscicultura é uma atividade praticada há muito tempo, existindo registros de que os chineses já há cultivavam vários séculos antes de nossa era e de que os egípcios já criavam a tilápia-do-nilo há 4000 anos.
No Brasil, a maior parte das atividades relacionadas ocorre em propriedades rurais comuns, na grande maioria, em fazendas dotadas de açudes ou represas.
Utilizando pouca mão-de-obra, a piscicultura nos açudes e represas não conflita com as demais atividades desenvolvidas numa fazenda. Pelo contrário, é um complemento muito proveitoso, dado que tem a característica básica de reciclar subprodutos e resíduos, transformando-os em proteína animal.
O desenvolvimento da piscicultura brasileira teve por base as espécies exóticas que se reproduzem em tanques e permitem o cultivo controlado. É o caso da tilápia.
As tilápias são as espécies mais adequadas para criação em represas e açudes das propriedades rurais.
Portanto, as propriedades agrícolas providas de açudes representam um potencial bastante grande para a produção perene de peixe de alta qualidade e a custos baixos.
Vantagens da Piscicultura no Brasil
A criação de peixe produz mais do que qualquer outro animal;
Especialistas apontam a piscicultura como uma promissora atividade no mundo, especialmente no Brasil, em decorrência do potencial do seu mercado consumidor, do clima e dos recursos hídricos existentes.
O consumo de peixe no Brasil cresce em ritmo acelerado, além disso, temos algumas datas importantes que o consumo de peixe é muito maior;
O Brasil importa estes produtos devido à produção nacional não ser suficiente;
Não causa grandes impactos ambientais;
Outras considerações sobre Piscicultura
Esta é uma atividade que exige bastante conhecimento técnico e experiência no manejo de animais por parte do empreendedor e também existem vários fatores que devem ser considerados, exemplo: estrutura, localização, exigência legais especificas, equipamentos, automação, matéria prima.