Continuamos a série peixes do Amazonas com mestre José Almiro que hoje apresenta um delicioso pacu na brasa com farofa de banana do churrasqueiro Helvécio Maciel.
Pacu na Brasa com Farofa de Banana
Tempo de preparo: 30 minutos
- Rendimento: 5 porções
- Execução: Fácil
- Ingredientes:
- Banda de pacu laminado
- Sal grosso
- Manteiga derretida
- Folha de louro
- Limão
- Farofa de Banana
- 3 Banana da terra
- Óleo de soja
- Manteiga
- 1 Cebola
- 2 dentes de alho
- Sal fino
- Pimenta-do-reino
- Farinha de milho
- Cebolinha
- Limão
Modo de preparo:
– Tempere o peixe com sal grosso somente no lado da carne e coloque na grelha de peixe. Na manteiga derretida, coloque a folha de louro dentro para dar um gosto, e pincele no lado do couro. Leve para a churrasqueira no braseiro médio (40cm da brasa), para o couro para baixo. Deixe assar 10 minutos para depois virar por mais 10 minutos.
– Descasque as bananas e corte em pedaços. Em uma frigideira, aqueça o óleo de soja, acrescente a banana para até caramelizar. Retire e coloque em um refratário. Reserve.
– Retire o óleo usado na frigideira, e nela, coloque uma colher de sopa de manteiga, adicione a cebola picada, o alho picado, misture, acrescente a banana, a pimenta-do-reino, um pouco de sal, baixe o fogo, mais uma colher de manteiga, farinha de milho, misture, raspas da casca de limão e depois esprema uma metade do limão para um toque cítrico. Finalize com a cebolinha picada.
– Pegue o pacu. Para não quebrar o peixe, abra a grelha, coloque uma tábua, feche e vire a grelha, puxe a tábua com o peixe e vire o lado da carne para cima em uma travessa. Sirva-se com a farofa.
Dicas do mestre para assar peixes
1. Os peixes possuem características distintas, mas a maioria tem a carne bem delicada, e deve ser feita de maneira que ao virá-lo não se desmanche. Existem grelhas específicas para prender o peixe e poder virar manualmente, evitando quebrá-lo. Na churrasqueira, opte por peixes mais gordos, já que na grelha o peixe desidrata.
2. Pode usar os mesmos temperos que utilizaria para fazer no forno: azeite, pimenta-do-reino, sal, limão e ervas.
3. Colocar o peixe no braseiro médio, 40 cm da brasa ou mais. Um calor muito intenso pode queimar por fora e não assar por dentro.
4. O peixe deve ficar aberto na churrasqueira, pois papel alumínio gruda, e assim, pegará o gosto delicioso de fumaça do churrasco.
5. O tempo do peixe na churrasqueira vai depender do tamanho do peixe (inteiro ou filé), mas no geral, peixe é uma carne que assa rápido.
Fonte: https://territoriosgastronomicos.uai.com.br/