Peixes são alimentos que podem virar pratos deliciosos, mas exige alguns cuidados na hora da compra. Antes de escolher um produto, é preciso observar cor, textura e cheiro, já que esses alimentos estragam facilmente e oferecem riscos à saúde caso não estejam em boas condições de consumo.
Antes de comprar peixes, é importante observar o local em que ele está exposto. O alimento deve estar coberto por gelo e conservado em uma temperatura menor que 5ºC. Se o peixe estiver inteiro, os olhos devem estar brilhantes e coupar todo o espaço da órbita, a guelra deve estar vermelha e úmida e a carne, firme. Um bom truque é pressionar levemente o animal e observar se a carne retorna ao mesmo lugar em que estava antes. Se retornar, está fresca. Se permanecer amassada, descarte o alimento. As escamas devem estar brilhantes e bem presas à pele. Em geral, os peixes têm um cheiro forte, mas o odor muito acentuado é sinal de que o alimento já está em deterioração.
Para se manter bom, o peixe deve ser descongelado lentamente, de preferância passando um tempo na geladeira antes de ser preparado. Antes de cozinhar o alimento, espremer limão sobre as postas ajuda a deixar a carne mais firme e branca. Se for fritar, passe o peixe no sal grosso antes. Isso evita que ele se desmanche na hora da fritura. Peixes cozidos podem ser temperados com limão, especiarias e ervas aromáticas.
Para retirar a pele do peixe inteiro, coloque-o numa tábua com a pele para baixo, passe um pouco de sal nas pontas dos dedos e segure o alimento pelo rabo. A pele deve ser retirada cuidadosamente com uma faca. Se quiser dividir o peixe em filés, retire as vísceras e espinhas e corte o peixe no sentido do comprimento. Se quiser postas, depois de retirar a pele, corte-o em pedaços grandes n o sentido transversal.
Fonte: http://www.ibahia.com