Pesca do salmão é retomada em Naraha, Fukushima, após cinco anos

Pesca do salmão é retomada em Naraha, Fukushima, após cinco anosFUKUSHIMA (IPC Digital) – No mês passado, com o encerramento da ordem de evacuação na cidade de Naraha, foi realizada no último sábado (18) a retomada da pesca do salmão no rio Kidogawa após cinco anos. A ordem de evacuação havia sido imposta após os acidentes nucleares em Fukushima em 2011.

A associação das cooperativas de pesca local decidiu retomar a pesca tendo em vista a liberação da área e o fato de não ter sido detectado radiação nos salmões situados a montante do rio.

No sábado, integrantes das cooperativas e outros interessados reuniram-se para celebrar a reconstrução de estruturas atingidas pelo tsunami, como as instalações industriais para processamento dos peixes. Após, os pescadores lançaram redes no rio e capturaram os peixes, o que foi motivo de alegria para os profissionais.

O presidente da associação das cooperativas de pesca de Kidogawa, Sr. Hideo Matsumoto disse que ficou aliviado pelo fato de poder pescar novamente no local. Já o prefeito da cidade, Sr. Yukiei Matsumoto disse estar muito feliz com a reabertura da pesca, já que a mesma é um importante recurso para o turismo da região e impulsionará a economia e reconstrução da cidade.

Ainda este ano, as cooperativas de pesca irão, em fase de teste, iniciar a venda de produtos processados, como o aramakizake (salmão salgado) e conserva de ovas de salmão com shoyu e picles e na primavera do ano que vem pretendem realizar a soltura de alevinos no rio.

Fonte: http://www.ipcdigital.com