Pesquisa promovida pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) aponta o mercado de peixe da água doce de Fortaleza (CE) como referência para as demais cidades brasileiras. O estudo foi realizado entre 19 de agosto e 14 de outubro do ano de 2013 com o objetivo de observar o potencial do mercado desse pescado in natura e seus benefícios.
De acordo com a pesquisa, iniciativas similares podem contribuir para repensar a cadeia produtiva do pescado, ou seja, do produtor ao consumidor final, medida que poderá reduzir os custos da produção e o aproveitamento máximo do pescado com novos cortes e subprodutos e, assim, torná-los mais acessíveis ao consumidor.
Métodos de pesquisa
O Dnocs informa que os trabalhos consistiram em verificar se a quantidade demandada de pescado de água doce está sendo atendida satisfatoriamente pelo mercado produtor; observar o potencial de pescado beneficiado, de maior valor agregado; identificar se há oscilações na procura por determinados produtos ou espécies; verificar possíveis alterações de preços quanto à sazonalidade da oferta e procura e conhecer a preferência dos consumidores por peixes de água doce.
De acordo com o Serviço de Monitoramento e Controle Estatístico , foram utilizados como instrumentos de coleta de dados cinco modelos de questionários, segundo a categoria do público-alvo: atacadistas do mercado público do Carlito Pamplona e da Companhia de Abastecimento do Ceará (Ceasa); varejistas dos mercados públicos São Sebastião e Carlito Pamplona; supermercados e peixarias.
Fonte: http://www.brasil.gov.br