Mintel Group revela dicas para as marcas em explorar o papel que o consumo de peixe pode ter para ajudar os consumidores com a idade
Recente estudo realizado pelo Mintel Group Ltd, empresa privada de pesquisa de mercado sediada em Londres, apontou as oportunidades que as marcas têm em explorar o papel que o consumo de peixe pode ter para ajudar os consumidores a se preparar para uma vida útil mais longa e saudável. Conforme a pesquisa, o segredo está em conseguir destacar os nutrientes naturais dos peixes e suas funções, ou adicionando ingredientes funcionais que os consumidores podem associar naturalmente à saúde cognitiva, óssea, muscular, cardíaca ou a outros atributos saudáveis do envelhecimento. Entre as dicas do Mintel está:
1 – Reproduza atributos de envelhecimento saudável – Os consumidores já vêem o peixe como um bom alimento, mas podem capitalizar ainda mais o perfil nutritivo do pescado e o interesse do consumidor pelo envelhecimento saudável, inovando em atributos-chave como saúde do cérebro, coração, ossos e músculos, além de outras.
2 – Capacitar os consumidores através de reivindicações positivas – Inspirar o consumidor a gerenciar ativamente sua saúde, de maneira proativa e constante. Também enfatizar o alcance de um futuro ativo e saudável ao comer alimentos integrais, como peixes, em vez de usar suplementos.
3 – Use maneiras alternativas de transmitir os benefícios – O posicionamento do envelhecimento saudável pode ser aprimorado com ingredientes funcionais que não sejam os peixes que os consumidores consideram benéficos (por exemplo, antioxidantes, vitamina D adicional), especialmente em mercados onde alegações diretas de saúde podem não ser permitidas. Conforme a pesquisa, os nutrientes dos peixes também podem ajudar no tratamento de algumas das limitações associadas à velhice, como declínio cognitivo e da massa muscular, e mitigar as consequências negativas associadas à desnutrição, sobrepeso / obesidade e suas deficiências nutricionais relacionadas, especialmente proteínas.
A tendência global de alimentos e bebidas de 2019 da Mintel destaca o interesse do consumidor em se preparar para uma vida útil mais longa e saudável. Quando perguntado aos consumidores se estão dispostos a considerar soluções funcionais para melhorar o envelhecimento com uma dieta balanceada, 76% dos que responderam na Irlanda do Norte e 82% da República da Irlanda, acham que uma dieta equilibrada é essencial para a saúde na terceira idade.
Quando perguntados sobre soluções direcionadas, 78% dos consumidores norte-americanos que usam vitaminas, minerais ou suplementos estariam interessados em suplementos direcionados aos sinais visíveis de envelhecimento. Já ao serem questionados sobre outras preocupações, 43% dos idosos chineses entre 55 e 74 anos demonstram interesse em alimentos com benefícios que auxiliem no combate ao envelhecimento; coração (55%) e imunidade (54%). Segundo o estudo, as alegações funcionais e ‘positivas’ são subutilizadas nas introduções de produtos de peixes em apenas 7% desses itens.
A maioria das informações diz respeito à saúde das proteínas e do coração, sinalizando uma oportunidade para outras sugestões de bem-estar. Saúde do coraçãoApesar da correlação entre nutrientes em peixes como ácidos graxos ômega-3 e saúde do coração, menos de 2% dos produtos fazem alegações relacionadas, como os filés de cavala de Asda.
Saúde óssea e articular
O produto da Almar Salmon & More Wedzony Losos e Vitamina D3, é dito “enriquecido com a vitamina D3” para reforçar ainda mais a ideia de que o salmão é rico nessa vitamina. E o conteúdo de vitamina D também é exibido com destaque na embalagem.
Saúde Cerebral
Conforme a Mintel, apesar do crescente interesse na saúde cognitiva e sua importância para o envelhecimento, produtos de peixe com alegações de saúde cerebral são raros. O Meridian Lightly Salted Salmon Slices possui uma rara indicação de função cognitiva e reivindicação de humor permitida no mercado russo. O pacote afirma que o salmão é rico em ácidos graxos poliinsaturados ômega-3, que “ajudam a diminuir os níveis de colesterol, dão suporte à função cerebral e melhoram o humor com o consumo regular”.
Suplementos e produtos de beleza
Os produtos de peixe também podem criar um vínculo mais forte com os benefícios saudáveis do envelhecimento, já que suplementos e produtos de beleza levaram os consumidores a ver a conexão através de ingredientes derivados de peixe, como o Óleo de peixe “pílulas para jovens”. A IOMA 3 Renew Beauty Miracle Capsule diz conter ingredientes antienvelhecimento como DHA e EPA do óleo de peixe para combater os sinais da idade, reduzindo as rugas em até 25%.
Já o produto para a pele com colágeno de peixe da Skinglo Collagen Drink for Men, é descrito como um suplemento antienvelhecimento para fortalecer a região. O ingrediente principal é o colágeno marinho hidrolisado, que a marca descreve como a forma mais biodisponível com um baixo peso molecular.
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