Piracanjuba, uma linda surpresa no Rio Quebra-Anzol

O que era para ser uma pescaria de dourados virou uma aventura inesquecível com esta espécie que corre risco de desaparecer dos rios brasileiros

piracanjuba

Entre as mais esportivas das espécies de peixes de nossos rios está a piracanjuba (brycon orbignianus), uma verdadeira princesa de nossas águas. Peixe extremamente sensível às alterações ambientais, sofreu um declínio violento nas últimas décadas com a construção de hidrelétricas e com as alterações ambientais de nossos rios, o que levou à sua extinção em vários trechos e em vários rios do nosso país.

Peixe reofílico (de piracema), matreira, a piracanjuba, com toda certeza, está entre os peixes mais ariscos que temos em nossos rios, se não for o mais arisco. Espécie endêmica da Bacia do Prata, em vários locais ela desapareceu por completo, mas, como sua técnica de reprodução e criação em cativeiro está amplamente dominada, por enquanto está sendo a sua salvação.

Em muitos locais onde esse peixe foi extinto, fez-se um trabalho de repovoamento, em outros ele foi introduzido, de tal maneira que ele está por lá, mas não existe um trabalho ou um estudo para saber se a espécie está se reproduzindo ou se vai reproduzir-se normalmente na natureza. Infelizmente, em vários destes locais que conheço isso não esta acontecendo. O risco da espécie não sobreviver sozinha na natureza é real, pois a cada dia novas hidrelétricas vão sendo construídas e seu habitat vai ficando cada vez mais reduzido, impedindo sua reprodução natural.

Fonte: http://revistapescaecompanhia.com.br/