Presidente do Conisul apresenta projeto de piscicultura ao Sebrae

Presidente do Conisul apresenta projeto de piscicultura ao SebraeAconteceu na última sexta-feira (18), na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Maceió, uma importante reunião para definir o futuro projeto de piscicultura que vai beneficiar  11 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Sul de Alagoas (Conisul).

Na reunião, o presidente do Conisul e prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, apresentou ao Sebrae o projeto que vai beneficiar 455 famílias. “Neste encontro, apresentamos o projeto e pleiteamos cooperação técnica para sua concretização. O Sebrae entra com treinamento e capacitação das famílias envolvidas”, explicou o presidente do Conisul.

O projeto de piscicultura da região Sul de Alagoas engloba a reabertura da Fábrica de Beneficiamento de Pescado (FBP), inaugurada na primeira gestão do prefeito Marcius Beltrão, um curtume, uma fábrica de ração e o incentivo para famílias na criação de peixes. “É um projeto grandioso, que busca beneficiar várias famílias, entre, quilombolas, produtores rurais, assentados, indígenas e cortadores de cana. Vamos comercializar os produtos na própria região e, em todo o Nordeste”, disse Marcius Beltrão.

“Vamos gerar emprego e renda para a nossa região. Já solicitamos a cessão de uso da fábrica, a Codevasf. Vamos reformar o prédio e adquirir novos equipamentos. Com isso, teremos capacidade de beneficiamento de 10 toneladas/dia, com três turnos de 8hrs. Além disso, vamos ter uma fábrica de ração de pescado e o curtume, para beneficiar o couro de tilápia e tambaqui. Que posteriormente, serão distribuídos para associações das 11 cidades envolvidas no Conisul, para que produzam artesanatos, roupas, calçados, bolsas e outros”, acrescentou Beltrão.

A produção do pescado, de acordo o presidente do Conisul, vai beneficiar 455 famílias diretamente com o pescado, onde, 40 famílias de 10 cidades receberão kits para a produção do peixe, podendo ser tanques redes ou cavados. E outras 55 famílias de Penedo também receberam apoio. Inclusive técnico.

Fonte: http://www.tribunahoje.com