Produção de Pescados e a Pandemia

Autor: Dr Thiago Colpani – Medico Veterinario – Especialista na Produção e Criação de Peixes

Imagem Meramente Ilustrativa

A produção de peixes de criação em 2019 cresceu quase 5% ultrapassando 758 mil toneladas. Nos últimos 6 anos nosso país teve um aumento de 31%, segundo a Peixe BR.

A expectativa de aumento da produção para 2020 estava em 8% (CNA), que baseou a sua análise no aumento da demanda por proteína para alimentação humana.

Embora as expectativas para 2020 eram de um ano muito bom para a aquicultura, no Brasil ninguém previa a Pandemia do Covid-19 e o estrago econômico que ela poderia causar.

Apesar da produção (criação e transformação dos alevinos em peixes adultos prontos para o abate) não estar afetada pela Pandemia Covid-19, o que preocupa é o consumo, já que a capacidade econômica do brasileiro poderá estar afetada.

Algumas estratégias adotadas visam conscientizar o consumidor da importância do consumo de pescados e dos seus benefícios para a saúde, com o intuito de diminuir o impacto desta crise econômica no setor de aquicultura.

É certo que a pandemia do Covid-19 vai passar. O que não se sabe ao certo é o tamanho e a extensão das suas consequências sobre a economia. Ainda é cedo para avaliarmos o tamanho do impacto, mas é certo dizer que o mundo necessitará de alimentos, principalmente proteína animal de qualidade.

Vamos aguardar com um olhar positivo os próximos meses.

Dr Thiago Colpani – Medico Veterinario – Especialista na Produção e Criação de Peixes

Me acompanhe no Youtube: https://bit.ly/3bJ2v3r