A cidade de São Félix do Araguaia ganhará um Centro de Produção de Alevinos que cultivará, com manejo sustentável, a espécie Pirarucu como fonte de alimentação e renda. A região será mais uma beneficiada do “Programa para Manejo e Proteção do Pirarucu instituído pela Lei nº.10.203/14, de autoria do deputado estadual José Domingos Fraga (PSD).
De acordo com o deputado Zé Domingos, o Programa para Manejo e Proteção da Espécie “Pirarucu” é uma grande conquista para a agricultura familiar, capaz de gerar desenvolvimento socioeconômico e profissional para os que exercem a atividade de piscicultura. Contemplando o pequeno produtor, o governo do estado destinará R$ 2 milhões para essa etapa do projeto. Em longo prazo, poderá ser estendido a outras regiões de Mato Grosso.
“O programa oferece incentivos financeiro, técnico e todo o respaldo para o cultivo da espécie. Inclusive, apoio para pesquisar atividades que visem o desenvolvimento de novas tecnologias direcionadas à captura, produção, manejo e beneficiamento” afirmou o parlamentar, ao comentar sobre a iniciativa.
Zé Domingos ressaltou que o programa foi elaborado com primor, considerando os impactos de todos os setores e como resultado, se conseguiu garantir o uso sustentável dos recursos aquáticos, bem como a otimização dos benefícios econômicos decorrentes e garantirá a preservação e conservação do meio ambiente e da biodiversidade. “É uma oportunidade de melhoria de vida para o pequeno produtor e uma maneira de preservar o pirarucu”, frisou Zé Domingos Fraga.
Fonte – http://www.24horasnews.com.br/