Equipe da Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará – vai elaborar um diagnóstico em cinco das treze aldeias da etnia Tembé, no município de Santa Luzia do Pará.
O objetivo é ampliar a infraestrutura de produção de alimentos e a qualidade de vida dos indígenas.
A empresa também tem mantido contato com os índios Tembé para discutir o acesso ao Programa Minha Casa Minha Vida. Este ano, os indígenas passam a ter acesso ao incentivo habitacional, mas precisam da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que é fornecida pela Emater. Só no final do ano passado, o órgão emitiu cerca de cem declarações.
Segundo a Agência Pará de Notícias, a Emater vai acompanhar o processo de construção das residências para os Tembé e vai apoiá-los com um projeto de piscicultura.
Eles vão ser capacitados no processo de produção de peixe, que inclui a construção dos tanques, a alimentação, o manejo e o processamento do pescado.
O sistema vai ser desenvolvido em gaiolas, o que, segundo a Emater, é mais apropriado para as aldeias. O potencial hídrico existente nas terras será aproveitado.
Fonte: http://radioagencianacional.ebc.com.br