Focado na contribuição da pesquisa científica para o desenvolvimento sustentável, o Instituto Piagaçu – IPi realiza, nesta semana, visita a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus (RDS-PP), para Oficina de Avaliação do Manejo do Pirarucu.
A oficina acontece por meio do projeto Peixes da Floresta, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental, e visa a conscientização da comunidade para a pesca do Pirarucu de forma legalizada, respeitando a legislação e a época para a captura da espécie.
“A Oficina de Avaliação do Manejo do Pirarucu é feita para analisar todas as etapas do manejo com os pescadores que estão envolvidos na ação, desde pesca, o tamanho dos peixes capturados, a limpeza e a divisão do valor arrecadado entre os pescadores”, destaca o presidente do IPi, Felipe Rossoni.
A equipe de biólogos do projeto Peixes da Floresta, faz o acompanhamento da pesca junto aos ribeirinhos e realizam a oficina com dois dias de discussões, para analisar cada etapa de captura do peixe amazônico destacando a importância da preservação e a necessidade de realizar a pesca manejada.
Saiba mais sobre o Instituto Piagaçu – IPi
O Instituto Piagaçu (IPi) é uma associação civil de caráter sócio ambientalista, sem fins lucrativos nem político partidário. Foi criado em fevereiro de 2004 para apoiar e desenvolver ações para a defesa, manutenção e elevação da qualidade de vida humana, dos recursos naturais e do meio ambiente rural e urbano, através de atividades, programas e projetos de educação ambiental, pesquisas científicas básicas e aplicadas, formação profissional especial e forma visando a preservação, a conservação e manejo.
A sede do IPi está localizada em Manaus, na Rua U/Z, n° 8, Quadra Z; Conjunto Morada do Sol – Bairro Aleixo.
Fonte: http://chicoterra.com