Peixe é sempre uma opção levinha, saudável e nutritiva. Mas é preciso tomar cuidado na forma como se prepara o pescado. Dependendo da receita, o número de calorias pode ser triplicado! Para não correr o risco de engordar, escolha sempre as versões mais light. Veja aqui seis dicas publicadas na revista SAÚDE!.
• Grelhado. É uma opção fácil e saudável, já que não demanda uso de óleo. Nesse caso, use peixes mais firmes. Um bom exemplo é o salmão. Você pode prepará-lo com chá preto defumado. Veja aqui a receitinha.
• Assado. Feito no forno a gás ou elétrico, não sofre aumento no teor de gordura. Para deixar mais úmido e saboroso, acrescente vegetais. Experimente essa receita deliciosa de peixe (merluza ou pescada) com legumes.
• Ensopado. É outra alternativa magra. Para diminuir a perda de nutrientes, coloque o peixe na panela após a água do cozimento ferver. Uma boa sugestão é preparar um namorado com cuscuz marroquino. Esta e as outras receitas citadas aqui são do MdeMulher.
• Empanado. Depois de passar o peixe na farinha e no ovo, ele é frito. Por isso, essa preparação é rica em calorias. Dica: para a preparação ficar mais saudável, leve o filé empanado ao forno.
• Frito. Deve ser consumido vez ou outra. Isso porque o alimento fica cheio de gordura de péssima qualidade e ganha o dobro de calorias. Por isso, cuidado!
• Temperos. Em qualquer preparação, procure não misturar muitos condimentos e nem exagerar na quantidade. “Sal e alho já dão conta do recado”, avisa a nutricionista Lilia Zago, em entrevista à revista SAÚDE!
Fonte: http://mdemulher.abril.com.br