Rio Coruripe recebe 1 milhão de alevinos

Arapiraca – Um milhão de alevinos foram lançados, ontem, no Rio Coruripe, por estudantes da rede pública como parte das atividades da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Usina Coruripe. O peixamento, que foi feito em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), teve como objetivo repovoar o rio.

“O Rio Coruripe é de grande importância para a região, é dele que muitas pessoas tiram o alimento e o sustento para suas famílias. Mas ações de revitalização como essa não servem apenas para gerar renda para a população que vive da pesca, têm grande importância para o meio ambiente porque mantém o rio vivo”, diz o gerente agrícola da Usina Coruripe, Cícero Bastos Almeida.

alevinos

Antes do peixamento, os estudantes da rede pública de Coruripe assistiram a palestras sobre preservação do meio ambiente e sustentabilidade, que conscientizaram sobre a importância de preservar e revitalizar o rio que corta o município onde eles vivem.

“Não adianta colocar peixes no rio se a população não sabe o que fazer para mantê-lo limpo e preservá-lo. É por isso que fazemos esse trabalho de conscientização junto as comunidades, para que eles não joguem lixo ou dejetos no rio”, enfatiza Cícero Almeida.

Conforme ele, além do peixamento e das atividades da Semana do Meio-Ambiente, a Usina Coruripe promove outras ações para a preservação do rio. Segundo ele, na década de 1990 foi iniciada a recuperação da vegetação nativa nas margens fluviais, e implantadas também outras ações para a preservação da área.

“A recomposição das matas ciliares, assunto que está sendo muito tratado agora com as discussões sobre o Código Florestal, é uma prática comum nossa desde os idos dos anos 90. Buscamos também a preservação das áreas de nascentes com a manutenção da mata atlântica e estamos fazendo um estudo sobre os animais que funcionam como dispersores de sementes”, explica Cícero Almeida.

Além dessas ações, segundo o gerente agrícola, a cada 15 dias amostras da água do rio são levadas para análise laboratorial, para identificar as condições físico-químicas do rio e identificar se existem problemas que podem levar à mortandade de peixes.

“A preservação do Rio Coruripe traz ganhos para todos, para a população, porque a população de peixes e crustáceos é uma importante fonte de renda, para o meio ambiente e também para a usina.

Nós somos certificados com o ISO 14.001, voltado para a preservação do meio ambiente e recebemos também o Prêmio Verde das Américas”, ressalta Cícero Almeida.

Fonte: http://gazetaweb.globo.com