Após trabalhar três anos como agente comercial em uma pousada de Mato Grosso, Luciano Cortez Pereira, 38 anos, concretizou o sonho de abrir a própria agência de turismo. Uniu a paixão por pesca e o desejo de ter um empreendimento e criou a ‘Pescando Gigantes’, empresa com sede em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá.’. A agência é especializada em pesca esportiva e cria roteiros especiais para amantes da modalidade.
Segundo Luciano, as rotas mais procuradas pelos turistas na agência incluem a pesca esportiva em rios de Mato Grosso. Dos 11 roteiros que a agência oferece, três passam pelo estado. As rotas especiais serão apresentadas em um estande na 5ª edição da Feira Internacional de Pesca Esportiva da América Latina. O evento deve ser realizado de 10 a 13 de março, em São Paulo.
“Praticamente 80% dos pacotes de viagem que eu vendo são em Mato Grosso. Os rios são muitos procurados por quem pratica a peca esportiva”, conta Luciano. Os roteiros da agência passam pelos rios São Benedito, Teles Pires e Juruena.
Nos rios, segundo Luciano, a atração são os peixes gigantes que podem ser fisgados com diferentes tipos de isca. As espécies mais encontradas são a piraíba, o jaú e o bagre. “Quando um pescador consegue tirar um desse da água é uma festa”, conta. Os peixes têm em média 2 metros e mais de 18 quilos.
De acordo com o empresário, as rotas no estado são muito procurados pela produtividade e qualidade na pesca esportiva. “Os rios cortam regiões muito bem preservadas e que não houve muita interferência do homem”, explica, acrescentando que a prática é desenvolvida na modalidade de ‘pesca e solte’. “É apenas um esporte, por isso procuramos respeitar o meio ambiente”, completou.
Já que a pesca não é feita para consumo, nem com intuito comercial, a agência monta roteiros durante o ano todo, inclusive no período de piracema. “O meu trabalho é de escolher pousadas com o menor preço, ver a melhor data, as condições do rio. Mas se o cliente quiser pescar com o rio ‘em baixa’, é ele quem manda”, afirma.
Luciano conta que a agência cuida de todos os detalhes da viagem para o cliente. Agenda desde o melhor dia para os voos até as pousadas com os melhores preços. “A pessoa entra em contato conosco e fazemos todo o trabalho, visando sempre o conforto do turista”, disse. Os pacotes incluem alimentação, combustível, isca e equipamentos, por exemplo. Segundo ele, a agência atende clientes de todo o Brasil e de países como Argentina e Uruguai.
O preço dos roteiros varia conforme a região. No entanto, segundo Luciano, a agência consegue disponibilizar rotas com diárias a partir de R$ 700. Já no Rio Teles Pires, um dos destinos mais procurados, a viagem para cinco dias de pesca sai por R$ 5 mil.
Fonte: http://g1.globo.com/