A piscicultura é uma das principais atividades econômicas no agronegócio e vem despontando como segmento estratégico para o desenvolvimento do agronegócio no Estado. Em Roraima, o crescimento da produção vem sendo impulsionado pelo aumento da demanda de pescados e pela qualidade do produto.
Para avaliar essas e outras condições de produção e potencial da piscicultura e, ainda apontar novas perspectivas para o setor, o Sebrae apresentará na noite desta quinta-feira (6) a mais nova pesquisa encomendada pela instituição, que norteará o trabalho dos empresários do setor para os próximos dez anos e atrair novos investimentos.
Os dados do “Estudo do Impacto da Piscicultura de Roraima” e a “Análise e Levantamento do Potencial de Consumo e Preço do Tambaqui e Pirarucu Processado nos Mercados de Roraima, Rondônia, Amazonas, República Cooperativista da Guiana e Venezuela” serão apresentados no auditório do Sebrae, a partir das 19h. O evento é destinado a empresários, produtores, entidades parceiras, técnicos, futuros empreendedores e público em geral interessado na área.
Segundo o gestor do projeto de Piscicultura do Sebrae, Alzir Mesquita este é um primeiro estudo realizado neste nível de complexidade para analisar o desenvolvimento do potencial de consumo e preço do tambaqui e pirarucu processado em toda região, principalmente em Roraima se estendo a países vizinhos, como Guiana e Venezuela.
“A informações contidas neste estudo servirão para toda a cadeia produtiva da piscicultura de Roraima, como base para definição de estratégias para toda a produção. Queremos orientar os piscicultores que rumo a sua produção está tomando”, declarou.
No estudo foram levantados dados sobre as produções de tambaqui e pirarucu no primeiro semestre de 2014 nas principais regiões produtoras e as tendências de consumo destas espécies nos principais mercados atuais.
Informou que o estudo do mercado irá ainda apontar as perspectivas consumo e preço mercado local dos dois produtos para os próximos oito anos. “A pesquisa também fará um análise sobre o atual estágio da piscicultura em Roraima, potencial de crescimento e oportunidades de investimentos”, afirmou, ao adiantar que Roraima hoje está entre os estados com as melhores condições para a prática desta atividade no país o que torna o Estado uma dos principais produtores de peixes nativos da região Norte.
Para realizar a pesquisa, disse que o Sebrae contratou uma empresa especializada na área com grande experiência em estudos e análises de mercado no segmento da piscicultura, com vasto portfólio de serviços prestados em vários estados do Brasil e em toda a América do Sul. A pesquisa será apresentada pelo consultor João Lorena Campos.
Fonte: http://www.bvnews.com.br