A piscicultura é uma importante vocação mato-grossense. O estado já ocupa o terceiro lugar no ranking nacional de produção de peixes, atrás apenas dos estados de SC (75 mil ton/ano) e PR (55 mil ton/ano) e está em primeiro lugar no país como produtor de espécies nativas. Em 2012, MT produziu mais de 48 mil ton de peixes, segundo dados do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
Apostando nesse cenário, o Sebrae em parceria com a Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat) vai realizar mais uma edição do curso “Como iniciar uma piscicultura comercial”, no período de 18 a 21 de março, com aulas teóricas no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá, e aula prática em uma propriedade rural, no dia 22. Francisco Chagas de Medeiros, médico veterinário e consultor em piscicultura do Sebrae será o instrutor do curso.
Mais de 300 produtores de peixes já participaram desta atividade, realizada pelas instituições parceiras em MT, desde 2006. Geralmente o curso atende quatro turmas/ano. “É uma oportunidade para se capacitar e começar de forma correta e assertiva na piscicultura comercial e não de forma amadora”, afirma Valéria Pires, gestora do Projeto de Piscicultura do Sebrae em Mato Grosso.
O custo do curso é de R$ 200, no qual estão incluídos coffee break, almoço no dia 22, transporte e seguro de viagem para o local da aula prática. Informações e inscrições podem ser obtidas no 0800 570 0800.
Conteúdo
Piscicultores terão aulas teóricas das 19 às 22h nos dias 18, 19, 20 e 21 sobre os seguintes temas: planos de negócios da piscicultura; aspectos legais da piscicultura (regulamentação da atividade em MT); sistemas de criação de peixes (viveiros, tanques-rede, sistemas intensivos); sistemas produtivos (graus de intensidade); princípios de construção de viveiros e represas; espécies de peixes; análise econômica da piscicultura; qualidade da água na piscicultura; controles na piscicultura; princípios de alimentação e nutrição de peixes; manejo em piscicultura; mercado e comercialização de peixes;.
A aula prática, a ser ministrada em uma propriedade rural no dia 22, vai abordar aspectos básicos de manejo (alimentação, despesca, etc) e medição da qualidade água.
Fonte: http://www.expressomt.com.br